Força Sindical-RS intensifica mobilização para protesto contra juros no dia 26 de novembro
por Ligiane Brondani | Uma delegação de sindicalistas da Central do Rio Grande do Sul deverá acompanhar o presidente Clàudio Janta na mobilização.
A Força Sindical, juntamente com as demais centrais, realizará na terça-feira (dia 26), às 11 horas, em frente o Banco Central, um protesto contra os juros altos. Uma delegação de sindicalistas da Central do Rio Grande do Sul deverá integrar a mobilização, em Brasília. Na mesma data inicia-se a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir sobre a nova taxa Selic, que hoje é de 9,5%.
Dirigentes e trabalhadores da Força Sindical de todas as partes do País irão participar do ato, que terá faixas como: Jurão e Pibinho, dupla preferida do governo. É preciso destacar que, ao longo dos últimos meses, o Copom aumentou seguidamente a taxa Selic. A preocupação das entidades sindicais, é que hoje o Brasil é campeão mundial de juros reais, e uma nova alta nas taxas pode prejudicar ainda mais o comércio do final de ano, causando estagnação na produção e na geração de empregos.
O governo precisa entender que a política de juros altos só prejudica o setor produtivo, o comércio e a geração de postos de trabalho dignos", alerta o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.