Força Sindical-RS intensifica mobilização para protesto contra juros no dia 26 de novembro
por Ligiane Brondani | Uma delegação de sindicalistas da Central do Rio Grande do Sul deverá acompanhar o presidente Clàudio Janta na mobilização.
A Força Sindical, juntamente com as demais centrais, realizará na terça-feira (dia 26), às 11 horas, em frente o Banco Central, um protesto contra os juros altos. Uma delegação de sindicalistas da Central do Rio Grande do Sul deverá integrar a mobilização, em Brasília. Na mesma data inicia-se a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir sobre a nova taxa Selic, que hoje é de 9,5%.
Dirigentes e trabalhadores da Força Sindical de todas as partes do País irão participar do ato, que terá faixas como: Jurão e Pibinho, dupla preferida do governo. É preciso destacar que, ao longo dos últimos meses, o Copom aumentou seguidamente a taxa Selic. A preocupação das entidades sindicais, é que hoje o Brasil é campeão mundial de juros reais, e uma nova alta nas taxas pode prejudicar ainda mais o comércio do final de ano, causando estagnação na produção e na geração de empregos.
O governo precisa entender que a política de juros altos só prejudica o setor produtivo, o comércio e a geração de postos de trabalho dignos", alerta o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.