Fetracos discute a garantia dos direitos trabalhistas em reunião estadual
por Ligiane Brondani | O Sindec participou dos definições através do diretor, Jefferson Tiego.
Na manhã desta terça-feira, 10, os dirigentes da Fetracos-RS realizaram a reunião estadual, na sede da Força Sindical-RS, com os sindicatos filiados a fim de discutir a pauta da federação e o processo que tramita sobre o salário mínimo regional. O Sindec participou dos definições através do diretor, Jefferson Tiego.
Os sindicalistas também avaliaram a mobilização do dia 28 de janeiro, denominado "Dia Nacional de Lutas", ocorrido em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).
Temos que cobrar é que também ocorra com relação à parte de cima da cadeia, com relação aos escândalos da Petrobrás. As medidas provisórias 664 e 665 retiram os direitos e deixam os trabalhadores muito fragilizados", comentou o presidente em exercício, Dionísio Mazui.
Outros eventos importantes que terão a adesão dos dirigentes é o ato unitário das centrais no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, e o Fórum Unificado de Comerciários do Brasil, que está previsto para os dias 8 e 9 de abril, também na capital paulista.
O tesoureiro da federação, Valdir Lima, destacou a importância dos sindicalistas participarem da semana de prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). As atividades irão acontecer dias 2 e 3 de março de 2015, na Fundação de Recursos Humanos.
A oportunidade também foi para ajustar o campo administrativo e estrutural da federação. Outro destaque do presidente em exercício, Dionísio Mazui, foi a portaria 386 do Ministério do Trabalho. O sindicalista afirmou que estão sendo observados todos os aspectos formais. A próxima reunião da Fetracos ficou definida para o dia 10 de março, na sede da Força Sindical-RS.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.