Fetracos discute a garantia dos direitos trabalhistas em reunião estadual
por Ligiane Brondani | O Sindec participou dos definições através do diretor, Jefferson Tiego.
Na manhã desta terça-feira, 10, os dirigentes da Fetracos-RS realizaram a reunião estadual, na sede da Força Sindical-RS, com os sindicatos filiados a fim de discutir a pauta da federação e o processo que tramita sobre o salário mínimo regional. O Sindec participou dos definições através do diretor, Jefferson Tiego.
Os sindicalistas também avaliaram a mobilização do dia 28 de janeiro, denominado "Dia Nacional de Lutas", ocorrido em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).
Temos que cobrar é que também ocorra com relação à parte de cima da cadeia, com relação aos escândalos da Petrobrás. As medidas provisórias 664 e 665 retiram os direitos e deixam os trabalhadores muito fragilizados", comentou o presidente em exercício, Dionísio Mazui.
Outros eventos importantes que terão a adesão dos dirigentes é o ato unitário das centrais no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, e o Fórum Unificado de Comerciários do Brasil, que está previsto para os dias 8 e 9 de abril, também na capital paulista.
O tesoureiro da federação, Valdir Lima, destacou a importância dos sindicalistas participarem da semana de prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). As atividades irão acontecer dias 2 e 3 de março de 2015, na Fundação de Recursos Humanos.
A oportunidade também foi para ajustar o campo administrativo e estrutural da federação. Outro destaque do presidente em exercício, Dionísio Mazui, foi a portaria 386 do Ministério do Trabalho. O sindicalista afirmou que estão sendo observados todos os aspectos formais. A próxima reunião da Fetracos ficou definida para o dia 10 de março, na sede da Força Sindical-RS.
Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.