Aposentados e Servidores pedem aumento real nos reajuste em 2012

As Centrais Sindicais e entidades representativas dos aposentados cobraram da Comissão Mista de Orçamento reajuste nominal de 11,7% no próximo ano para as aposentadorias e pensões do INSS com valor acima do salário mínimo. O percentual representa a reposição do INPC, mais 80% do crescimento do PIB de 2010. A proposta traz ganho real de 6%.

Os sindicalistas apontam que o aumento real provocaria um gasto adicional de R$ 8 bilhões ao INSS. “Sabemos que vai ser uma batalha. Mas o que faz o governo dar ou não o aumento é o tamanho da pressão”, disse o deputado pedetista Paulo Pereira da Silva (Paulinho), que participou da reunião, junto com o senador Paulo Paim (PT-RS).

Servidores - Paulinho é autor de uma emenda ao relatório preliminar à proposta orçamentária (PLN 28/11), que reserva recursos para garantir o reajuste de 11,7%. A emenda foi rejeitada pelo relator-geral, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Além dos aposentados, representantes de Sindicatos de servidores públicos, que também pedem reajustes salariais em 2012, reuniram-se na Comissão.

Mais informações:

www.diap.org.br