
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Pra Fazer Acontecer!"
É esse o mote central da Campanha Salarial 2023/2024 dos comerciários em Porto Alegre.
A Campanha foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (31), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Secretário-geral, Claudio Janta.
A apresentação começou com a explanação da Economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.
Sandi demonstrou que nos últimos 17 anos, o Sindec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.
Pauta de reinvindicações
Em seguida foi discutida e aprovada a pauta de reivindicações que apresenta um total de 177 cláusulas, dentre elas:
Novidade
Um dos destaques da pauta, que foi colocada em votação através da proposta do Secretário-geral Claudio Janta, trata-se da inclusão da cláusula que prevê o abono de faltas aos tutores de pessoas autistas, devido a ausência para acompanhamento em terapias e atendimentos.
O tesoureiro Américo Cordeiro também apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.
Ambos os tópicos foram aprovados por unanimidade pela categoria.
Nossa campanha salarial está baseada em três pilares fundamentais: informação, união e força. Somente informando-se sobre a atuação do sindicato e sua luta histórica pelos trabalhadores, é que podemos nos unir cada vez mais e fortalecer a busca por melhores condições de trabalho em mais uma negociação que se aproxima PRA FAZER ACONTECER!",finalizou o Presidente Neco.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.