Aceleração do crescimento deve durar ao menos até o 2º tri, diz Serasa

Indicador de Perspectiva da Atividade Econômica subiu 0,3% em outubro. Expansões mensais recentes indicam aceleração do ritmo de.

A aceleração do crescimento econômico, que se esboça neste quarto trimestre de 2012, ganhará corpo e deverá se estender pelo menos até o segundo trimestre do ano que vem, conforme informou nesta quinta-feira (27) a Serasa Experian.

A avaliação da empresa tem como base seu Indicador de Perspectiva da Atividade Econômica, que subiu 0,3% em outubro, ante setembro, para 101 pontos. A metodologia do indicador permite antever os movimentos cíclicos da atividade com seis meses de antecedência, segundo a Serasa Experian.

"O comportamento recente desse indicador, cravando uma sequência de expansões mensais de 0,3%, sinaliza uma aceleração do ritmo de crescimento econômico", disse a empresa, em nota.

Entre os motivos para essa aceleração a Serasa Experian cita a bateria de incentivos fiscais e monetários que vem sendo adotada pelo governo, a redução gradual dos níveis de inadimplência do consumidor, e a perspectiva de continuidade de ganhos salariais acima da inflação com baixa taxa de desemprego. "[Esses fatores] deverão impulsionar de forma mais significativa o ritmo de expansão da atividade econômica ao longo dos próximos trimestres", prevê.