Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
8ª Semana de Prevenção das LER teve encerramento nesta sexta-feira
por Gabriella Oliveira | Como conclusão do evento será redigida uma carta para ser entregue a diversos órgãos do governo.
Nesta tarde, 1º de março, chegou ao fim mais uma edição da 8ª Semana de Prevenção das LER, evento organizado pelo Sindec-POA em parceria com demais sindicatos. As atividades começaram no dia 28 de fevereiro no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, contando com a participação de trabalhadores, profissionais da área, sindicalistas e público em geral, que debateram acerca do tema "O resgate da LER: da História às Propostas Proativas".
Entre as atividades o destaque foi para os painéis como "A História da LER", "Atuação dos Órgãos Públicos na Questão da LER", "Fiscalização na Questão da LER" e "Reabilitação e Prevenção na Questão da LER", além de debates e palestras com representantes das entidades realizadoras e convidados.
O Técnico em Segurança do Trabalho do Sindec-POA, Osvaldo de Oliveira, destacou dados importantes que foram revelados durante os debates. "Através das palestras ficamos sabendo, por exemplo, que de 4 a 20% dos casos de câncer têm relação com doenças adquiridas no trabalho, mas que ainda não se tem um reconhecimento médico para essa questão", afirmou.
Conforme Osvaldo, ao término do evento foi redigida uma carta com as principais reivindicações de melhorias para a prevenção das LER e maior conscientização dos trabalhadores e empresários.
No dia 11 de março haverá uma reunião às 10h na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação onde um grupo de trabalho, composto, dentre outras pessoas, pelo Dr. Valdir Lima (Sindec-POA), irá assinar o documento que deverá ser encaminhado para diversos órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério de Previdência Social e o Ministério da Saúde.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.