8ª Semana de Prevenção das LER teve encerramento nesta sexta-feira

Como conclusão do evento será redigida uma carta para ser entregue a diversos órgãos do governo.

Nesta tarde, 1º de março, chegou ao fim mais uma edição da 8ª Semana de Prevenção das LER, evento organizado pelo Sindec-POA em parceria com demais sindicatos. As atividades começaram no dia 28 de fevereiro no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, contando com a participação de trabalhadores, profissionais da área, sindicalistas e público em geral, que debateram acerca do tema “O resgate da LER: da História às Propostas Proativas”.

Entre as atividades o destaque foi para os painéis como “A História da LER”, “Atuação dos Órgãos Públicos na Questão da LER”, “Fiscalização na Questão da LER” e “Reabilitação e Prevenção na Questão da LER”, além de debates e palestras com representantes das entidades realizadoras e convidados.

O Técnico em Segurança do Trabalho do Sindec-POA, Osvaldo de Oliveira, destacou dados importantes que foram revelados durante os debates. “Através das palestras ficamos sabendo, por exemplo, que de 4 a 20% dos casos de câncer têm relação com doenças adquiridas no trabalho, mas que ainda não se tem um reconhecimento médico para essa questão”, afirmou.

Conforme Osvaldo, ao término do evento foi redigida uma carta com as principais reivindicações de melhorias para a prevenção das LER e maior conscientização dos trabalhadores e empresários.

No dia 11 de março haverá uma reunião às 10h na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação onde um grupo de trabalho, composto, dentre outras pessoas, pelo Dr. Valdir Lima (Sindec-POA), irá assinar o documento que deverá ser encaminhado para diversos órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério de Previdência Social e o Ministério da Saúde.