
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Nesta tarde, 1º de março, chegou ao fim mais uma edição da 8ª Semana de Prevenção das LER, evento organizado pelo Sindec-POA em parceria com demais sindicatos. As atividades começaram no dia 28 de fevereiro no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, contando com a participação de trabalhadores, profissionais da área, sindicalistas e público em geral, que debateram acerca do tema "O resgate da LER: da História às Propostas Proativas".
Entre as atividades o destaque foi para os painéis como "A História da LER", "Atuação dos Órgãos Públicos na Questão da LER", "Fiscalização na Questão da LER" e "Reabilitação e Prevenção na Questão da LER", além de debates e palestras com representantes das entidades realizadoras e convidados.
O Técnico em Segurança do Trabalho do Sindec-POA, Osvaldo de Oliveira, destacou dados importantes que foram revelados durante os debates. "Através das palestras ficamos sabendo, por exemplo, que de 4 a 20% dos casos de câncer têm relação com doenças adquiridas no trabalho, mas que ainda não se tem um reconhecimento médico para essa questão", afirmou.
Conforme Osvaldo, ao término do evento foi redigida uma carta com as principais reivindicações de melhorias para a prevenção das LER e maior conscientização dos trabalhadores e empresários.
No dia 11 de março haverá uma reunião às 10h na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação onde um grupo de trabalho, composto, dentre outras pessoas, pelo Dr. Valdir Lima (Sindec-POA), irá assinar o documento que deverá ser encaminhado para diversos órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério de Previdência Social e o Ministério da Saúde.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).