Sindec-POA participa de Ciclo de Palestras da Fetracos-RS

O evento acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro na pousada do Sindec Canoas, em Capão da Canoa.

Iniciou na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, o Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS, na pousada do Sindec Canoas, em Capão da Canoa. A primeira palestra foi ministrada pelo Diretor Valdir Lima com o tema “A Convenção Coletiva para os Trabalhadores no Setor de Farmácias e sua Aplicabilidade”.

Compuseram a mesa de abertura o Presidente do Sindicato anfitrião, Antônio Fellini, diretor de Formação da Fetracos-RS, Antenor Federizzi, Presidente em Exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, Presidente da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado e Secretária Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, Ivone Simas.

O presidente em exercício da Federação cumprimentou a todos os companheiros e parabenizou o Sindec Canoas pela aquisição do espaço de lazer.

“Temos a certeza de que os caminhos para a construção sólida de qualquer proposta ou materialização de qualquer sonho só pode acontecer se houver a persistência, o zelo e a teimosia necessária para que o sonho seja alcançado. Os companheiros de Canoas nos deram esse exemplo, com essa ação que vai se refletir na melhoria e qualidade de lazer dos comerciários”, disse Mazui.

O tesoureiro do Sindec Canoas, Antenor Federizzi, também fez sua saudação e frisou a luta pela categoria.

“Nós temos que ter sempre a consciência que representamos o trabalhador, que se não fosse ele não teríamos construído esse sonho que é uma vitória para a categoria. Estamos muito felizes e esperamos que possamos usar esse espaço para outros debates, levando sempre o lema do Sindec Canoas adiante “Comerciário em primeiro lugar!”, disse.

Na sequência, os sindicalistas debateram sobre a primeira temática, que tratou da convenção coletiva no setor de farmácias, que foi assinada pela Federação. O diretor Valdir Lima, explicou questões pontuais exemplificando com as práticas que o Sindec-POA já vem realizando.

“O primeiro passo é divulgar as cláusulas que estão contidas na própria convenção, pois nem todos estão cientes, até porque existem duas legislações, uma nacional e outra internacional. Também é fundamental que se documente todas as ações, o Ministério do Trabalho, está a nossa disposição para fiscalizar as irregularidades conosco. Nós temos que conquistar melhores condições de trabalho para nossos colegas, estamos de parabéns por essa convenção pioneira, mas temos que nos unir para colocá-la  em prática”, afirmou.

A Secretária Nacional, Ivone Simas, falou da importância do setor de Segurança do Trabalho dentro das entidades. “Temos que fundamentar as denúncias e documentá-las para levarmos até a superintendência”, explicou.

Ao final dos debates a Federação-RS aprovou juntamente com os seus filiados a elaboração de uma cartilha contendo a convenção detalhada de forma simplificada, com o intuito de facilitar o aperfeiçoamento das entidades na aplicabilidade da mesma.

Foto: Pedro Costa- Imprensa Sindec Canoas