Sindec-POA participa de Ciclo de Palestras da Fetracos-RS
por Gabriella Oliveira | O evento acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro na pousada do Sindec Canoas, em Capão da Canoa.
Iniciou na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, o Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS, na pousada do Sindec Canoas, em Capão da Canoa. A primeira palestra foi ministrada pelo Diretor Valdir Lima com o tema "A Convenção Coletiva para os Trabalhadores no Setor de Farmácias e sua Aplicabilidade".
Compuseram a mesa de abertura o Presidente do Sindicato anfitrião, Antônio Fellini, diretor de Formação da Fetracos-RS, Antenor Federizzi, Presidente em Exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, Presidente da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado e Secretária Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, Ivone Simas.
O presidente em exercício da Federação cumprimentou a todos os companheiros e parabenizou o Sindec Canoas pela aquisição do espaço de lazer.
Temos a certeza de que os caminhos para a construção sólida de qualquer proposta ou materialização de qualquer sonho só pode acontecer se houver a persistência, o zelo e a teimosia necessária para que o sonho seja alcançado. Os companheiros de Canoas nos deram esse exemplo, com essa ação que vai se refletir na melhoria e qualidade de lazer dos comerciários", disse Mazui.
O tesoureiro do Sindec Canoas, Antenor Federizzi, também fez sua saudação e frisou a luta pela categoria.
Nós temos que ter sempre a consciência que representamos o trabalhador, que se não fosse ele não teríamos construído esse sonho que é uma vitória para a categoria. Estamos muito felizes e esperamos que possamos usar esse espaço para outros debates, levando sempre o lema do Sindec Canoas adiante "Comerciário em primeiro lugar!", disse.
Na sequência, os sindicalistas debateram sobre a primeira temática, que tratou da convenção coletiva no setor de farmácias, que foi assinada pela Federação. O diretor Valdir Lima, explicou questões pontuais exemplificando com as práticas que o Sindec-POA já vem realizando.
O primeiro passo é divulgar as cláusulas que estão contidas na própria convenção, pois nem todos estão cientes, até porque existem duas legislações, uma nacional e outra internacional. Também é fundamental que se documente todas as ações, o Ministério do Trabalho, está a nossa disposição para fiscalizar as irregularidades conosco. Nós temos que conquistar melhores condições de trabalho para nossos colegas, estamos de parabéns por essa convenção pioneira, mas temos que nos unir para colocá-la em prática", afirmou.
A Secretária Nacional, Ivone Simas, falou da importância do setor de Segurança do Trabalho dentro das entidades. "Temos que fundamentar as denúncias e documentá-las para levarmos até a superintendência", explicou.
Ao final dos debates a Federação-RS aprovou juntamente com os seus filiados a elaboração de uma cartilha contendo a convenção detalhada de forma simplificada, com o intuito de facilitar o aperfeiçoamento das entidades na aplicabilidade da mesma.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.