Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Serviço de Proteção ao Comerciário do Sindec continua ativo
por Régis Araújo | O SPC – Serviço de Proteção ao Comerciário, canal criado pelo Sindec-POA para receber diretamente as denúncias dos trabalhadores tem se mantido atuante durante o período de pandemia.
Desde o início da quarentena em Porto Alegre, o SPC recebeu centenas de denúncias referentes a estabelecimentos abertos irregularmente, descumprindo o decreto municipal, bem como, de serviços essenciais funcionando sem garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
Através da ação do SPC, que integra os setores de Fiscalização, Segurança e Medicina do Trabalho e Apoio Jurídico, o sindicato tem garantido a devida assistência aos comerciários.
Demissões no comércio
A Paquetá anunciou uma série de demissões tendo como justificativa a crise causada pela pandemia da Covid-19. A informação é de que 1500 trabalhadores foram demitidos em toda a região, sendo 128 da base do Sindec-POA. Na última sexta-feira (24) o sindicato participou de uma audiência de conciliação por videoconferência com mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e depois de longo debate, dentre outros acordos, ficou acertado que a empresa vai efetuar o pagamento das verbas rescisórias em parcelas. O Sindec agora irá apresentar a proposta aos trabalhadores que irão decidir sobre a mesma no prazo de 15 dias. Importante ressaltar que qualquer documento assinado anteriormente pelos trabalhadores, não tem mais validade, portanto o sindicato segue prestando a assistência jurídica necessária para evitar prejuízos aos comerciários.
Saúde e Segurança no comércio é essencial
Centenas de reclamações recebidas pelo sindicato, denunciando supermercados que não estavam adotando medidas de proteção e segurança para os seus funcionários, resultaram na fiscalização do Sindec-POA e na aplicação das exigências. As empresas passaram a fornecer EPI’s aos trabalhadores, além de adotarem procedimentos de distanciamento entre os clientes.
Nesta terça-feira (28) uma equipe esteve nas lojas do Carrefour verificando se os comerciários estão recebendo os equipamentos de proteção adequados e felizmente os procedimentos adotados estão em conformidade com as orientações do sindicato. No Super Hoffmann, na zona sul, além das medidas de proteção, a fiscalização averiguou a situação do funcionamento do refeitório após receber denúncias de que a empresa estava proibindo o uso do local sem oferecer uma alternativa aos funcionários. No momento da ação, verificou-se que o supermercado segue disponibilizando o espaço, tomando os devidos cuidados; apenas cancelou o fornecimento de almoço após autuação da Vigilância Sanitária em virtude do combate ao coronavírus; sendo de responsabilidade dos funcionários levarem sua própria refeição. O sindicato segue atento a este caso.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.