Seminário do Sentracomserv debate sindicalismo, negociação e conjuntura

Sindec participa do seminário, que debate organização e agenda dos comerciários.

O 1° Seminário de Formação Sindical do Sentracomserv (Secretariado Nacional de Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical) teve início na última terça-feira, dia 13. O evento, que encerra nesta quarta-feira, acontece no Centro de Lazer dos Comerciários, em Praia Grande (SP), sob coordenação do Dieese.

Participam 30 entidades de representação dos comerciários, de quatro Estado. A Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Estado do RS (Fetracos), participa com representantes de seus sindicatos filiados, que abragem vários municípios gaúchos.

O coordenador da Sentracomserv e presidente da Fecomeciários, Luiz Carlos Mottaevento, abriu na manhã de ontem o seminário, com o tema Sindicalismo, Negociação e Conjuntura. “Tenho certeza de que o seminário vai transmitir importantes conhecimentos para todos e acredito que os presentes sairão daqui sabendo um pouco mais do que sabem sobre sindicalismo, conjuntura econômica e política, negociação salarial, PLR e muitos outros assuntos de interesse da categoria comerciária de todo o País”, afirmou Motta.

Outros temas que devem centralizar as discussões são a regulamentação a profissão de comerciário, campanha nacional de sindicalização, além de tirar a agenda de ações para 2012.

Sindicalismo e negociação coletiva

Depois de mostrar toda a história do movimento sindical brasileiro e da primeira greve geral, em 1917, os técnicos Daniela Sandi e Inácio Júnior, do Dieese, utilizaram a parte da manhã para envolver os presentes com vários temas, como elementos estruturantes do sindicalismo e conceito e características da negociação coletiva.

Os técnicos discorreram sobre os elementos que constituem o sistema de relações do trabalho, como contratação, organização, solução de conflitos, sustento (disputa dura, com poder de barganha) e direitos trabalhistas.

Um dos assuntos mais discutidos foi sobre as diferenças do contrato individual e coletivo e sobre contratação coletiva e contrato coletivo. Contratação coletiva é como carta de intenção, sem vinculação; já contrato coletivo tem vínculo e tem de ser cumprido.

Na parte da tarde, a programação do seminário teve continuidade com os temas: processo de negociação coletiva, espaço do acordo e planejamento de campanha, além de conjuntura setorial.

Os cerca de 30 participantes se dividiram em três grupos, sob comando dos técnicos do Dieese, para montar estratégias de negociação em três etapas: preparação, rodadas de negociação e desfecho do processo. O objetivo do exercício prático visa trabalhar as ações necessárias dentro da negociação coletiva.

Nesta quarta, o seminário tem continuidade com tema PLR, discutindo contextualização, formas de remuneração, estudo da Legislação, riscos e oportunidades da PLR.

Confira a programação desta quarta-feira:

14 de dezembro

Manhã