Seminário da Força Sul inicia com destaque para atuação regional da central; Paulinho ressalta vitórias dos trabalhadores

Diretores do Sindec-POA integram o evento.

O 1º Seminário da Força Região Sul iniciou na noite desta segunda-feira, em Florianópolis, com a participação de sindicalistas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A solenidade de abertura do evento cujo tema é "Temos Força para Lutar" contou com discurso do presidente da Força Sindical nacional Paulinho Pereira. Mais de 300 dirigentes estão presentes.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Força Sindical SC, Osvaldo Mafra; presidente nacional da Força Sindical, Paulinho Pereira; o presidente da Força PR, Sérgio Butka; o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; o presidente do PDT de SC, Manoel Dias; o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindinapi), João Henrique Ferreira Neto; o presidente da Confederação dos Vigilantes, Édson Feijó; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina (Fetiaesc), Miguel Padilha; Danilo Pereira da Silva, da executiva nacional da Força Sindical SP; e o secretário de Relações Sindicais da Força, Geraldino dos Santos.

Paulinho cumprimentou os presentes na mesa e todos os participantes do cerimonial. Disse que o ano de 2011 tem sido interessante, com importantes mobilizações e manifestações públicas, além de reuniões com deputados e senadores. "Conseguimos questões importantes nos últimos 20 dias, especialmente o aumento do IPI para o carro importado", citou. E completou: "Hoje 20% do consumo brasileiro é de artigos importados e se continuarmos assim a nossa indústria vai quebrar. A medida da presidente Dilma foi corajosa ao aumentar em 30 pontos percentuais o preço do carro importado, aproximando do valor do carro nacional", comparou.

Também elogiou a criação de conselhos com a participação de sindicalistas representantes dos trabalhadores. "Esses conselhos de competitividade vão definir a política industrial de cada setor. Teremos que indicar 125 pessoas", frisou. "Vamos definir a política que queremos com cada trabalhador, nos próximos 10-15 dias vamos convocar para definir o representante de cada cadeia", contou Paulinho.

Também disse que os sindicalistas estão acertando um caminho de negociação industrial e ressaltou a votação simbólica da lei do aviso prévio, que estava parada no Congresso Nacional. Paulinho, porém, criticou a falta de ação do governo sobre o aumento dos aposentados e a questão do fator previdenciário. "É importante que os aposentados aumentem a pressão no Congresso Nacional", alertou.

Durante o discurso do presidente nacional da Força, duas mulheres receberam a filiação de seus sindicatos, com a assinatura da ficha cadastral na presença do presidente nacional da central. Com os dois sindicatos, SC soma mais 8 mil filiados.

Paulinho por fim frisou que os trabalhadores obtiveram importantes vitórias este ano, mas a mobilização continua e será intensificada.

"Dou as boas vindas a todos em Santa Catarina e que possamos ter um grande trabalho nestes dias reunidos e trazer as propostas que nossa central realmente precisa ter para levar adiante os trabalhadores e aplicar nas nossas bases", saudou Osvaldo Mafra, presidente da Força SC.

O presidente da Força PR, Sérgio Butka, relembrou as atuaçõoes da Força Sul e espera que o evento seja produtivo na reorganização da região; "Vamos debater e valorizar ainda mais o trabalho da central a nível nacional", afirmou.

Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais da Força, cumprimentou os componentes da mesa e presentes na cerimônia. "O país não tinha essa prática dos estados discutiram uniformemente as bandeiras da Força Sindical. Já fizemos alguns estados e agora estamos fazendo aqui no Sul. O objetivo é discutir as bandeiras da central no âmbito das centrais, ou seja, unificá-las", explicou, elogiando que na Região Sul essa tradição de unificação já existe.

Clàudio Janta, da Força RS, disse que o evento servirá para ouvir os membros da Força se prepararem para os desafios que virão. "Boas reflexões e metas a todos", disse.

Manoel Dias, presidente do PDT de SC, elogiou a atuação do presidente da Força Nacional pelo seu desempenho na Câmara dos Deputados onde é deputado federal. "Paulinho está desenterrando a pauta dos trabalhadores que está travada. Queremos dizer que nosso partido tem lado e por isso tem sofrido como Paulinho já sofreu a gana da oposição. Bem vindos a essa ilha simpática que é Santa Catarina e que vocês realizem um profundo debate que certamente será levado para o Congresso Nacional", ressaltou.

Cumprimentando os três presidentes da Região Sul em especial, Padilha saudou a todos os presentes e pediu que se sintam em casa. "Em nome do crescimento do Brasil para benefício dos trabalhadores saúdo a todos", afirmou.

A jornada de trabalho, fator previdenciário, poder de compra dos aposentados e como será a luta no Congresso foram bandeiras citadas por João Henrique Ferreira Neto, presidente do Sindinapi Nacional, ao saudar os presentes. "Que façam uma boa discussão e convido a todos para participar da inauguração da nossa nova sede em Londrina dia 13".

Feijó parabenizou os organizadores do evento e Danilo parabenizou Geraldino pela ideia de integração das regionais a nível nacional.

A Força Sindical-RS participa do evento com a presença do presidente da central e da Fetracos, Clàudio Janta, o vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro, o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, diretores e colaboradores. Do RS, marcaram presença ainda sindicalistas do Sindivigilantes, do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá, Encruzilhada, Sindicatos dos Comerciáriios de Porto Alegre, Guaíba, Quaraí, Canoas, São Jerônimo e Alvorada.

Amanhã, a programação segue a partir das 8h30min com palestra "As Negociações Coletivas", com Iraci da Silva Borges", e às 9h30min Luís Alfredo Salomão falará dos Investimentos do Governo Federal para a Região Sul.

Texto: Josemari Quevedo.