Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Rio Grande do Sul perde espaço no PIB brasileiro

por |
A constatação foi divulgada hoje em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A participação do Rio Grande do Sul caiu para 6,4% do PIB brasileiro. O dado se refere a 2011 e foi divulgado nesta sexta-feira (22/11) pelo IBGE. Em 2010, estava em 6,7%. Dez anos antes, era de 7,1%.

Segundo o instituto, o desempenho do Rio Grande do Sul foi influenciado pela perda de participação da agropecuária, da indústria de transformação e do comércio no total Brasil. O Estado, no entanto, manteve-se em quarto lugar no ranking nacional. Fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Só São Paulo responde por 32,6% do PIB.****

Per capita

Riqueza do Estado dividida por habitante, o PIB per capita do Rio Grande do Sul é de R$ 24.562,81. Fica cerca de $3 mil acima da média brasileira. O mais alto do País é o do Distrito Federal. É de R$ 63.020,02.

Fonte: Rádio Gaúcha*

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

Carregando as notícias