Reajustes da categoria ultrapassam os 8,5 por cento
por Jousi Quevedo | O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações.
O Sindec conquistou o maior e melhor aumento do Estado para a categoria comerciária de Porto Alegre. O reajuste foi maior entre as capitais do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Florianópolis, entre outras.
As negociações foram fechadas ontem em três reuniões do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) no Sindilojas, Sincodiv (Concessionárias de Veículos), Sincopeças (Comércio de Veículos e de Peças), Varejistas e Atacadistas de Gêneros Alimentícios e Ópticos, Farmácias, Atacadistas, Funerárias e Ambulantes. As negociações foram acompanhadas pelo tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa; o diretor-executivo do sindicato, Américo Cordeiro; a assessora jurídica Carmem Pinto e a assessora econômica do Dieese-RS Daniela Sandi.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações. Ele atribui a esta união os bons índices conquistados. A categoria está consolidada como fundamental para a economia de Porto Alegre e a nível nacional. "O reajuste nos coloca no nível dos grandes sindicatos do Brasil. A categoria, apesar da crise mundial, se consolida como segmento fundamental para o avanço da economia brasileira", afirmou Neco.
Segundo o presidente do Sindec-POA, a entidade segue a linha de efetivação das normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na consolidação do Trabalho Decente, discuntindo e conquistando aspectos sociais de emprego e renda como ocorre novamente em 2011.
O secretário-geral do Sindec-POA e presidente da Fetracos RS, Clàudio Janta, parabenizou toda a categoria pelos reajustes. "A diretoria do Sindec e os comerciários de Porto Alegre têm muitos motivos para comemorar. O índice de aumento foi muito bom e acredito que o Sindec chegou aos patamares das indústrias dos grandes sindicatos dos centros urbanos, com um dos maiores aumentos no Brasil e no Estado, mantendo as conquistas de outros dissídios e campanhas. Foram ainda ampliados os direitos dos comerciários e as reivindicações da categoria. Teremos mais um ano de luta em busca de um mundo melhor", destacou Janta.
Barbosa também considerou extremamente positivo o resultado das negociações. "Foi uma boa negociação, com aumento real nos salários da categoria e uma alta significativa nos pisos", ressaltou.
Os pisos dos comerciários conquistados estão entre os maiores graças à luta do Sindec e à mobilização da categoria.
As negociações de 2011 também garantiram as conquistas sociais e salariais acumuladas ao longo das últimas campanhas, como Auxílio Creche de 10% do Salário Mínimo Profissional e Dia do Comerciário (um dia de salário a mais em outubro), quebra de caixa de 10% do salário efetivamente recebido, e correção da média salarial do comissionado pelo IGPM.
Dessa forma, foi garantida a participação de todos os comerciários de Porto Alegre nos lucros obtidos pelo trabalho durante o ano. Mas precisamos ampliar a nossa luta para que o lucro seja bom para todos, buscando a vigência do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em todas as empresas.
O Sindec e a categoria comerciária deram exemplo de luta, afirmando a força e o papel da categoria na sociedade.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.