Reajustes da categoria ultrapassam os 8,5 por cento
por Jousi Quevedo | O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações.
O Sindec conquistou o maior e melhor aumento do Estado para a categoria comerciária de Porto Alegre. O reajuste foi maior entre as capitais do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Florianópolis, entre outras.
As negociações foram fechadas ontem em três reuniões do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) no Sindilojas, Sincodiv (Concessionárias de Veículos), Sincopeças (Comércio de Veículos e de Peças), Varejistas e Atacadistas de Gêneros Alimentícios e Ópticos, Farmácias, Atacadistas, Funerárias e Ambulantes. As negociações foram acompanhadas pelo tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa; o diretor-executivo do sindicato, Américo Cordeiro; a assessora jurídica Carmem Pinto e a assessora econômica do Dieese-RS Daniela Sandi.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações. Ele atribui a esta união os bons índices conquistados. A categoria está consolidada como fundamental para a economia de Porto Alegre e a nível nacional. "O reajuste nos coloca no nível dos grandes sindicatos do Brasil. A categoria, apesar da crise mundial, se consolida como segmento fundamental para o avanço da economia brasileira", afirmou Neco.
Segundo o presidente do Sindec-POA, a entidade segue a linha de efetivação das normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na consolidação do Trabalho Decente, discuntindo e conquistando aspectos sociais de emprego e renda como ocorre novamente em 2011.
O secretário-geral do Sindec-POA e presidente da Fetracos RS, Clàudio Janta, parabenizou toda a categoria pelos reajustes. "A diretoria do Sindec e os comerciários de Porto Alegre têm muitos motivos para comemorar. O índice de aumento foi muito bom e acredito que o Sindec chegou aos patamares das indústrias dos grandes sindicatos dos centros urbanos, com um dos maiores aumentos no Brasil e no Estado, mantendo as conquistas de outros dissídios e campanhas. Foram ainda ampliados os direitos dos comerciários e as reivindicações da categoria. Teremos mais um ano de luta em busca de um mundo melhor", destacou Janta.
Barbosa também considerou extremamente positivo o resultado das negociações. "Foi uma boa negociação, com aumento real nos salários da categoria e uma alta significativa nos pisos", ressaltou.
Os pisos dos comerciários conquistados estão entre os maiores graças à luta do Sindec e à mobilização da categoria.
As negociações de 2011 também garantiram as conquistas sociais e salariais acumuladas ao longo das últimas campanhas, como Auxílio Creche de 10% do Salário Mínimo Profissional e Dia do Comerciário (um dia de salário a mais em outubro), quebra de caixa de 10% do salário efetivamente recebido, e correção da média salarial do comissionado pelo IGPM.
Dessa forma, foi garantida a participação de todos os comerciários de Porto Alegre nos lucros obtidos pelo trabalho durante o ano. Mas precisamos ampliar a nossa luta para que o lucro seja bom para todos, buscando a vigência do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em todas as empresas.
O Sindec e a categoria comerciária deram exemplo de luta, afirmando a força e o papel da categoria na sociedade.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.