Reajustes da categoria ultrapassam os 8,5 por cento

O Sindec conquistou o maior e melhor aumento do Estado para a categoria comerciária de Porto Alegre. O reajuste foi maior entre as capitais do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Florianópolis, entre outras.

As negociações foram fechadas ontem em três reuniões do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) no Sindilojas, Sincodiv (Concessionárias de Veículos), Sincopeças (Comércio de Veículos e de Peças), Varejistas e Atacadistas de Gêneros Alimentícios e Ópticos, Farmácias, Atacadistas, Funerárias e Ambulantes. As negociações foram acompanhadas pelo tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa; o diretor-executivo do sindicato, Américo Cordeiro; a assessora jurídica Carmem Pinto e a assessora econômica do Dieese-RS Daniela Sandi.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações. Ele atribui a esta união os bons índices conquistados. A categoria está consolidada como fundamental para a economia de Porto Alegre e a nível nacional. "O reajuste nos coloca no nível dos grandes sindicatos do Brasil. A categoria, apesar da crise mundial, se consolida como segmento fundamental para o avanço da economia brasileira", afirmou Neco.

Segundo o presidente do Sindec-POA, a entidade segue a linha de efetivação das normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na consolidação do Trabalho Decente, discuntindo e conquistando aspectos sociais de emprego e renda como ocorre novamente em 2011.

O secretário-geral do Sindec-POA e presidente da Fetracos RS, Clàudio Janta, parabenizou toda a categoria pelos reajustes. "A diretoria do Sindec e os comerciários de Porto Alegre têm muitos motivos para comemorar. O índice de aumento foi muito bom e acredito que o Sindec chegou aos patamares das indústrias dos grandes sindicatos dos centros urbanos, com um dos maiores aumentos no Brasil e no Estado, mantendo as conquistas de outros dissídios e campanhas. Foram ainda ampliados os direitos dos comerciários e as reivindicações da categoria. Teremos mais um ano de luta em busca de um mundo melhor", destacou Janta.

Barbosa também considerou extremamente positivo o resultado das negociações. "Foi uma boa negociação, com aumento real nos salários da categoria e uma alta significativa nos pisos", ressaltou.

Os pisos dos comerciários conquistados estão entre os maiores graças à luta do Sindec e à mobilização da categoria.

As negociações de 2011 também garantiram as conquistas sociais e salariais acumuladas ao longo das últimas campanhas, como Auxílio Creche de 10% do Salário Mínimo Profissional e Dia do Comerciário (um dia de salário a mais em outubro), quebra de caixa de 10% do salário efetivamente recebido, e correção da média salarial do comissionado pelo IGPM.

Dessa forma, foi garantida a participação de todos os comerciários de Porto Alegre nos lucros obtidos pelo trabalho durante o ano. Mas precisamos ampliar a nossa luta para que o lucro seja bom para todos, buscando a vigência do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em todas as empresas.

O Sindec e a categoria comerciária deram exemplo de luta, afirmando a força e o papel da categoria na sociedade.

Parabéns a todos!

Confira todos os índices e as faixas salariais clicando aqui.