
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Dia do Comerciário foi marcado de uma forma especial no Sindec-POA. A entidade abriu as portas na última quinta-feira, 30, e recebeu a equipe da Rádio Bandeirantes para a transmissão ao vivo do Programa Ciranda da Cidade, com apresentação do jornalista Diego Casagrande.
Durante duas horas e meia de programa, das 14h às 16h 30, os ouvintes puderam conhecer a atuação do Sindec em prol da categoria comerciária e as bandeiras de luta travadas ao longo de 82 anos de história.
É uma satisfação que o Sindec tenha escolhido a Rádio Bandeirantes, que nesta semana completou 80 anos de vida, pra fazer esse programa especial em homenagem ao dia do comerciário, foi muito bom estar aqui com vocês, ouvir vocês, saber das coisas que vocês propiciam para a categoria", destacou o jornalista e apresentador Casagrande.
O Presidente Nilton Neco foi o primeiro entrevistado, e aproveitou a oportunidade para parabenizar a categoria pelo seu dia, além de fazer um panorama sobre a história e as ações do Sindicato.
Agradecemos a oportunidade de poder fazer uma homenagem especial para essa categoria que é tão importante para a nossa cidade, é fundamental para a movimentação financeira, com geração de emprego e renda. Estamos muito felizes e parabenizamos cada vez mais a categoria. Precisamos estar unidos, pois sindicato não existe sem comerciário!", disse.
O Secretário-geral do Sindec-POA e Vereador da Capital, Clàudio Janta, também participou da transmissão e lembrou das bandeiras de luta que movem o sindicato, como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a correção da tabela do imposto de renda.
A direção do Sindec e Força Sindical está sempre lutando para melhorar a vida dos comerciários e suas famílias, somente a união de todos pode assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam mantidos e ampliados", concluiu Janta.
Também participaram do especial o diretor da fiscalização, João Vilmar; o encarregado do departamento odontológico, Dr. João Machado; a diretora da Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária, Simone Bitencourt; o diretor jurídico, Valdir Lima; a encarregada do departamento de segurança e medicina do trabalho, Bruna Silva e o encarregado da secretaria e dos convênios, Paulo Reginaldo.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).