Procissão e missa campal abrem comemorações; Bênção da carteira de trabalho emociona participantes

A procissão partiu do Lar Dom Luiz Guanella e seguiu até a Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, onde foi realizada a celebração. A chegada da imagem foi recebida com uma bonita chuva de fogos de artifício.

O Dia do Trabalhador mobilizou uma multidão durante a 58ª Festa em Honra à Nossa Senhora do Trabalho, na manhã desta terça-feira (1), em Porto Alegre. O presidente da Força Sindical-RS e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, diretores, colaboradores e trabalhadores acompanharam a procissão e a missa campal.

Além dos sindicalistas, o prefeito José Fortunati esteve presente em todo o trajeto, junto com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, e vereadores.

O Bispo de Gravataí Dom Jaime Spengler esteve a frente da missa, destacando o papel de protetora e mãe dos trabalhadores durante o culto. A cerimônia tem como tradição a bênção das carteiras de trabalho, ato que simboliza o agradecimento pelo trabalho, a proteção aos trabalhadores, ao emprego e uma ajuda aos que buscam uma vaga. Muitos eram os braços que erguiam também chaves de casa, documentos de identidade, terços, roupas e objetos pessoais agradecendo e rogando por paz e conquista.

Para Janta, a manifestação em um dia tão importante para a sociedade ficou fortalecida pelo número de pessoas na festividade da Capital. “A participação de mais trabalhadores e fieis este ano representa a expectativa das pessoas em relação às políticas econômicas que vem pautando as lutas e que vem sendo feitas para a geração de emprego, renda, diminuição dos juros e de impostos. Neste momento, todos nós buscamos estas metas e é com força e fé que alcançamos estes objetivos”, afirmou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

O sindicalista destacou a situação dos trabalhadores que estão na busca de emprego. “Indicamos que estas pessoas procurem seu sindicato, se qualifiquem e se preparem. Mas a grande maioria hoje trouxe a carteira de trabalho para abençoar o emprego ao conquistar a assinatura, afinal muitos trabalharam durante muito tempo sem carteira assinada”, referiu.

"O 1o de Maio é um dia de reflexão, um dia de orações e para reforçar a nossa força e fé na busca de um mundo melhor e na busca de um mundo justo de emprego e renda”, finalizou Janta.

O diretor Luis Carlos Barbosa disse que a data é especial para o trabalhador tanto para se pensar a prática da profissão, quanto para refletir sobre valores e a vida. Também participaram do ato os diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado, e sindicalistas comerciários, metalúrgicos, zeladores e vigilantes.

**No Dia do Trabalhador, demonstração de fé e esperança **

“Vim pela primeira vez e percebi que é uma grande cerimônia. Trouxe minha carteira de trabalho e pedi uma graça”, contou Janaína Lobato, 33 anos, profissional formada em Artes Visuais, que busca emprego como professora.

Já Adriano Furlan, 41 anos, participou pela segunda vez da procissão e destacou a fé que move a intenção por um mundo melhor. “Todos buscam confiança e paz”, afirmou.

Conforme Roberta Silveira Fernandes, 12 anos, a importância de participar da cerimônia é o gosto de cultivar a fé. “Acompanho com minha mãe todos os anos. Fiz a primeira comunhão há pouco tempo”, contou.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana Rodrigues