
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O Dia do Trabalhador mobilizou uma multidão durante a 58ª Festa em Honra à Nossa Senhora do Trabalho, na manhã desta terça-feira (1), em Porto Alegre. O presidente da Força Sindical-RS e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, diretores, colaboradores e trabalhadores acompanharam a procissão e a missa campal.
Além dos sindicalistas, o prefeito José Fortunati esteve presente em todo o trajeto, junto com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, e vereadores.
O Bispo de Gravataí Dom Jaime Spengler esteve a frente da missa, destacando o papel de protetora e mãe dos trabalhadores durante o culto. A cerimônia tem como tradição a bênção das carteiras de trabalho, ato que simboliza o agradecimento pelo trabalho, a proteção aos trabalhadores, ao emprego e uma ajuda aos que buscam uma vaga. Muitos eram os braços que erguiam também chaves de casa, documentos de identidade, terços, roupas e objetos pessoais agradecendo e rogando por paz e conquista.
Para Janta, a manifestação em um dia tão importante para a sociedade ficou fortalecida pelo número de pessoas na festividade da Capital. "A participação de mais trabalhadores e fieis este ano representa a expectativa das pessoas em relação às políticas econômicas que vem pautando as lutas e que vem sendo feitas para a geração de emprego, renda, diminuição dos juros e de impostos. Neste momento, todos nós buscamos estas metas e é com força e fé que alcançamos estes objetivos", afirmou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
O sindicalista destacou a situação dos trabalhadores que estão na busca de emprego. "Indicamos que estas pessoas procurem seu sindicato, se qualifiquem e se preparem. Mas a grande maioria hoje trouxe a carteira de trabalho para abençoar o emprego ao conquistar a assinatura, afinal muitos trabalharam durante muito tempo sem carteira assinada", referiu.
O 1o de Maio é um dia de reflexão, um dia de orações e para reforçar a nossa força e fé na busca de um mundo melhor e na busca de um mundo justo de emprego e renda", finalizou Janta.
O diretor Luis Carlos Barbosa disse que a data é especial para o trabalhador tanto para se pensar a prática da profissão, quanto para refletir sobre valores e a vida. Também participaram do ato os diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado, e sindicalistas comerciários, metalúrgicos, zeladores e vigilantes.
No Dia do Trabalhador, demonstração de fé e esperança
Vim pela primeira vez e percebi que é uma grande cerimônia. Trouxe minha carteira de trabalho e pedi uma graça", contou Janaína Lobato, 33 anos, profissional formada em Artes Visuais, que busca emprego como professora.
Já Adriano Furlan, 41 anos, participou pela segunda vez da procissão e destacou a fé que move a intenção por um mundo melhor. "Todos buscam confiança e paz", afirmou.
Conforme Roberta Silveira Fernandes, 12 anos, a importância de participar da cerimônia é o gosto de cultivar a fé. "Acompanho com minha mãe todos os anos. Fiz a primeira comunhão há pouco tempo", contou.
Texto: Josemari Quevedo
Imagens: Daiana Rodrigues
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.