
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum.
Acompanhando o presidente da Central estiveram os dirigentes estaduais Antônio Johan, Claudio Correa, Élvio de Lima, Lélio Falcão, Luiz Carlos Barbosa e Noeldi Trindade. Também participaram do encontro o secretário de Turismo do RS, Juvir Costella, e a secretária adjunta, Gabriela Markus.
Na oportunidade, os sindicalistas entregaram à presidência o convite para o 7º Seminário Faixa de Fronteira, que será realizado pela central nos dias 9 e 10 de abril, em São Borja.
Ocupando a primeira tribuna popular no ano da Assembleia Legislativa do RS e com as galerias do Plenário 20 de Setembro lotadas de trabalhadores e sindicalistas, o presidente Clàudio Janta destacou os eventos realizados pela Central em prol da geração do emprego e renda e do desenvolvimento. Entre eles teve destaque o Seminário Faixa de Fronteira e a Conferência Bioma Pampa.
Sobre a Faixa de Fronteira, Janta explicou que é uma lei que existe há 50 anos e tira investimentos do nosso Estado em regiões que carecem de fomento ao desenvolvimento. "Vários membros desta Casa são parceiros nos debates e fomentam o discurso de extinção da famigerada Faixa de Fronteira".
O sindicalista e vereador também abordou sobre os direitos dos trabalhadores, ameaçados com as medidas provisórias 664 e 665.
É sempre o trabalhador quem sempre paga, a exemplo do imposto de renda. Estão mexendo no seguro-desemprego, estão bancando os empréstimos milionários do BNDES com o fundo dos trabalhadores e agora cobram de nós essa conta".
Janta ainda afirmou que a Força Sindical seguirá lutando pelos trabalhadores. "Nem que a vaca tussa vamos pagar a conta da má conservação e do mal cuidado com o dinheiro do povo brasileiro". Ao encerrar, agradeceu a honra de inaugurar a tribuna da Assembleia desta 53ª legislatura e reafirmou seu compromisso com as lutas da Pauta Trabalhista.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).