Presidente da Força-RS reforça a luta dos trabalhadores durante tribuna popular na ALRS
Ligiane Brondani

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, fez uso da tribuna popular na Assembleia durante a sessão desta quinta-feira.

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum.

Acompanhando o presidente da Central estiveram os dirigentes estaduais Antônio Johan, Claudio Correa, Élvio de Lima, Lélio Falcão, Luiz Carlos Barbosa e Noeldi Trindade. Também participaram do encontro o secretário de Turismo do RS, Juvir Costella, e a secretária adjunta, Gabriela Markus.

Na oportunidade, os sindicalistas entregaram à presidência o convite para o 7º Seminário Faixa de Fronteira, que será realizado pela central nos dias 9 e 10 de abril, em São Borja.

Ocupando a primeira tribuna popular no ano da Assembleia Legislativa do RS e com as galerias do Plenário 20 de Setembro lotadas de trabalhadores e sindicalistas, o presidente Clàudio Janta destacou os eventos realizados pela Central em prol da geração do emprego e renda e do desenvolvimento. Entre eles teve destaque o Seminário Faixa de Fronteira e a Conferência Bioma Pampa.

Sobre a Faixa de Fronteira, Janta explicou que é uma lei que existe há 50 anos e tira investimentos do nosso Estado em regiões que carecem de fomento ao desenvolvimento. “Vários membros desta Casa são parceiros nos debates e fomentam o discurso de extinção da famigerada Faixa de Fronteira”.

O sindicalista e vereador também abordou sobre os direitos dos trabalhadores, ameaçados com as medidas provisórias 664 e 665.

“É sempre o trabalhador quem sempre paga, a exemplo do imposto de renda. Estão mexendo no seguro-desemprego, estão bancando os empréstimos milionários do BNDES com o fundo dos trabalhadores e agora cobram de nós essa conta".

Janta ainda afirmou que a Força Sindical seguirá lutando pelos trabalhadores. “Nem que a vaca tussa vamos pagar a conta da má conservação e do mal cuidado com o dinheiro do povo brasileiro”. Ao encerrar, agradeceu a honra de inaugurar a tribuna da Assembleia desta 53ª legislatura e reafirmou seu compromisso com as lutas da Pauta Trabalhista.