Presidente da Força-RS reforça a luta dos trabalhadores durante tribuna popular na ALRS
por Ligiane Brondani | O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, fez uso da tribuna popular na Assembleia durante a sessão desta quinta-feira.
Nesta quinta-feira (5), o presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum.
Acompanhando o presidente da Central estiveram os dirigentes estaduais Antônio Johan, Claudio Correa, Élvio de Lima, Lélio Falcão, Luiz Carlos Barbosa e Noeldi Trindade. Também participaram do encontro o secretário de Turismo do RS, Juvir Costella, e a secretária adjunta, Gabriela Markus.
Na oportunidade, os sindicalistas entregaram à presidência o convite para o 7º Seminário Faixa de Fronteira, que será realizado pela central nos dias 9 e 10 de abril, em São Borja.
Ocupando a primeira tribuna popular no ano da Assembleia Legislativa do RS e com as galerias do Plenário 20 de Setembro lotadas de trabalhadores e sindicalistas, o presidente Clàudio Janta destacou os eventos realizados pela Central em prol da geração do emprego e renda e do desenvolvimento. Entre eles teve destaque o Seminário Faixa de Fronteira e a Conferência Bioma Pampa.
Sobre a Faixa de Fronteira, Janta explicou que é uma lei que existe há 50 anos e tira investimentos do nosso Estado em regiões que carecem de fomento ao desenvolvimento. "Vários membros desta Casa são parceiros nos debates e fomentam o discurso de extinção da famigerada Faixa de Fronteira".
O sindicalista e vereador também abordou sobre os direitos dos trabalhadores, ameaçados com as medidas provisórias 664 e 665.
É sempre o trabalhador quem sempre paga, a exemplo do imposto de renda. Estão mexendo no seguro-desemprego, estão bancando os empréstimos milionários do BNDES com o fundo dos trabalhadores e agora cobram de nós essa conta".
Janta ainda afirmou que a Força Sindical seguirá lutando pelos trabalhadores. "Nem que a vaca tussa vamos pagar a conta da má conservação e do mal cuidado com o dinheiro do povo brasileiro". Ao encerrar, agradeceu a honra de inaugurar a tribuna da Assembleia desta 53ª legislatura e reafirmou seu compromisso com as lutas da Pauta Trabalhista.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.