Prefeituras, estados e união reunidos no combate à miséria

O prefeito José Fortunati participou na manhã desta sexta-feira, 14, do lançamento de pacto pelo programa federal Brasil Sem Miséria para a Região Sul, formalizado pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. A iniciativa reune o governo federal, prefeituras e governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em ações para estimular a agricultura familiar, a qualificação profissional para empregos na construção civil e supermercados e a inclusão digital. (vídeo)

O evento marcou a formalização de protocolos para aquisição de sementes a serem distribuídas às famílias de baixa renda, e parcerias com o segmento de supermercados para compra da produção e inserção de profissionais na rede varejista local. Na Região Sul, será operacionalizado pela Associação Gaucha de Supermercados (Agas) e o grupo Wal-Mart.

Na abertura da solenidade, o prefeito enalteceu o empenho do governo federal na atenção à população em vulnerabilidade social, e reforçou o compromisso da prefeitura com políticas publicas na Capital. "Juntos, governo federal, estados e municípios, unidos às entidades empresariais e sociais, vamos aprofundar a justiça social no Brasil", afirmou Fortunati.

A presidente sancionou a lei que cria o Bolsa Verde, definindo novas regras para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura, com o aporte de R$ 2,4 bilhões para estímulo à atividade de agricultores de baixa renda. Dilma defendeu a união das tres esferas de governo para promover uma inclusão produtiva da população de baixa renda. "É um esforço de um conjunto de órgãos, numa luta que só pode ser ganha se todos estivermos juntos. Vamos resgatar brasileiros dessa região para torná-los cidadãos trabalhadores e consumidores", disse a presidente.

Empregos em Porto Alegre - A realização de mutirões para oferta de postos de trabalho faz parte do programa. Amanhã, 15, Porto Alegre sediará o Mutirão Social e Feira do Emprego, no Sesi Rubem Berta (rua Gonçalves Barcellos, 307, zona Norte), das 9h às 16h. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terá um estande no evento, reproduzindo um centro de referência de Assistência Social com todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os técnicos do município atuarão com um centro de informações e consulta do Programa Bolsa Família no local, para a efetivação do número de identificação social (NIS), e esclarecendo sobre o cadastramento para receber benefícios  sociais.

No Rio Grande do Sul, a população em extrema pobreza soma mais de 306 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE. O programa na Região Sul pretende atender 716 mil pessoas nos três estados. Participaram da solenidade os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Paraná, Beto Richa, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, ministros e secretários estaduais e municipais.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre