Plenária da Comissão Sindical Consultiva realizada pela SRTE/RS teve sucesso de público

Durante a Plenária os Auditores-Fiscais do Trabalho apresentaram os principais projetos da fiscalização como Aprendizagem, Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, Segurança e Saúde do Trabalhador, Erradicação do Trabalho Infantil e Relações do Trabalho.

A Plenária da Comissão Sindical Consultiva realizada hoje, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE/RS), teve sucesso de público. Os trabalhadores foram muito bem representados por suas Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos de várias partes do Estado como Pelotas, Taquari, Estrela, Bento Gonçalves, Sarandi, Igrejinha, Rio Grande, Triunfo, Alvorada, Canela Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Maria, Guaporé, Farroupilha, Quaraí, Ijuí, Uruguaiana, Sapiranga, entre outros Municípios.

O Superintendente Cláudio Corrêa apresentou o Relatório de 100 dias de sua Gestão na SRTE/RS completados hoje, no dia da Plenária. Dentre os principais projetos realizados nesse período inclui a proposta da criação de uma Unidade Móvel do MTE para percorrer todos os municípios do RS, participou de importantes Acordos realizados entre os trabalhadores e empresários como o caso da rede de farmácias Mais Econômica e a FETRACOS/RS e da criação de uma Comissão Tripartite proposta pelo Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha com o objetivo de minimizar os riscos e custos relativos a acidentes de trabalho no setor.

Participou dos eventos de lançamento da Campanha “O MERCOSUL Unido contra o Trabalho Infantil” em Uruguaiana e Santana do Livramento, Conferência Nacional do Trabalho Decente em Brasília, entre outros.

Foi aprovado por unanimidade na Plenária a criação de Comissões Sindicais Consultivas Regionais no RS. Essas Sub-Comissões seriam criadas em 9 Regiões, a saber: Sul, Vale dos Sinos, Serra, Missões, Fronteira, Central, Vale do Taquari, Norte e Região Metropolitana.

O evento também contou com a presença do senhor Ricardo Franzoi, Supervisor Técnico do DIEESE, que entregou ao Superintendente um exemplar do último livro lançado pelo DIEESE, em parceria com o MTE, “A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000”.

Fonte: STERS