
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A Plenária da Comissão Sindical Consultiva realizada hoje, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE/RS), teve sucesso de público. Os trabalhadores foram muito bem representados por suas Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos de várias partes do Estado como Pelotas, Taquari, Estrela, Bento Gonçalves, Sarandi, Igrejinha, Rio Grande, Triunfo, Alvorada, Canela Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Maria, Guaporé, Farroupilha, Quaraí, Ijuí, Uruguaiana, Sapiranga, entre outros Municípios.
Durante a Plenária os Auditores-Fiscais do Trabalho apresentaram os principais projetos da fiscalização como Aprendizagem, Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, Segurança e Saúde do Trabalhador, Erradicação do Trabalho Infantil e Relações do Trabalho.
O Superintendente Cláudio Corrêa apresentou o Relatório de 100 dias de sua Gestão na SRTE/RS completados hoje, no dia da Plenária. Dentre os principais projetos realizados nesse período inclui a proposta da criação de uma Unidade Móvel do MTE para percorrer todos os municípios do RS, participou de importantes Acordos realizados entre os trabalhadores e empresários como o caso da rede de farmácias Mais Econômica e a FETRACOS/RS e da criação de uma Comissão Tripartite proposta pelo Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha com o objetivo de minimizar os riscos e custos relativos a acidentes de trabalho no setor.
Participou dos eventos de lançamento da Campanha "O MERCOSUL Unido contra o Trabalho Infantil" em Uruguaiana e Santana do Livramento, Conferência Nacional do Trabalho Decente em Brasília, entre outros.
Foi aprovado por unanimidade na Plenária a criação de Comissões Sindicais Consultivas Regionais no RS. Essas Sub-Comissões seriam criadas em 9 Regiões, a saber: Sul, Vale dos Sinos, Serra, Missões, Fronteira, Central, Vale do Taquari, Norte e Região Metropolitana.
O evento também contou com a presença do senhor Ricardo Franzoi, Supervisor Técnico do DIEESE, que entregou ao Superintendente um exemplar do último livro lançado pelo DIEESE, em parceria com o MTE, "A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000".
Fonte: STERS

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).