
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Os dados mais recentes a respeito do trabalho na região metropolitana de Porto Alegre foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 31, na sala de reuniões da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS-RS). A pesquisa faz parte do Sistema PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego -, que através do trabalho conjunto do Dieese, FEE e FGTAS, apresenta estatísticas da situação do trabalho na região.
O Secretário do Trabalho Luís Augusto Lara declarou no início do encontro que o trabalho da entidade tem sido realizado em alinhamento com o governo, possibilitando ações que contemplem as necessidades locais. Lara cumprimentou ainda todos os presentes na divulgação dos dados, que antecedia a reunião da comissão organizadora da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, convidando as entidades governamentais, empresariais e as centrais sindicais a participarem das reuniões da PED: "queremos ir um pouco além dos dados estatísticos da PED. Queremos que ela possa nos orientar e que os membros que a integram possam também sugerir ao nosso corpo (da STDS)".
Dentre os destaques da pesquisa, estão a estabilidade de ocupação detectada na região metropolitana, com variação positiva de 0,1% (correspondente a mil pessoas), do mês de junho para julho; o crescimento do emprego na indústria e no comércio, queda no setor de serviços e estagnação da construção civil.
Em relação ao emprego assalariado, houve aumento do número de carteiras assinadas - 90 mil nos últimos 12 meses. Entre os autônomos, cresceu o emprego doméstico.
O representante da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, sugeriu que a Secretaria estenda o levantamento da situação do emprego e desemprego também às regiões menos industrializadas do Estado. Mediante a solicitação da central, o secretário Luís Augusto Lara afirmou que serão feitos esforços para ampliar pesquisa, que pode auxiliar na atuação do Governo e demais entidades na geração de emprego e renda.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre para o mês de julho, na íntegra, deve ser divulgada hoje, no site do Dieese.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.