Pesquisa de Emprego e Desemprego revela dados da região metropolitana de Porto Alegre

Levantamento foi divulgado hoje, na presença de entidades governamentais, empresariais e centrais sindicais.

Os dados mais recentes a respeito do trabalho na região metropolitana de Porto Alegre foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 31, na sala de reuniões da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS-RS). A pesquisa faz parte do Sistema PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego -, que através do trabalho conjunto do Dieese, FEE e FGTAS, apresenta estatísticas da situação do trabalho na região.

O Secretário do Trabalho Luís Augusto Lara declarou no início do encontro que o trabalho da entidade tem sido realizado em alinhamento com o governo, possibilitando ações que contemplem as necessidades locais. Lara cumprimentou ainda todos os presentes na divulgação dos dados, que antecedia a reunião da comissão organizadora da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, convidando as entidades governamentais, empresariais e as centrais sindicais a participarem das reuniões da PED: “queremos ir um pouco além dos dados estatísticos da PED. Queremos que ela possa nos orientar e que os membros que a integram possam também sugerir ao nosso corpo (da STDS)”.

Dentre os destaques da pesquisa, estão a estabilidade de ocupação detectada na região metropolitana, com variação positiva de 0,1% (correspondente a mil pessoas), do mês de junho para julho; o crescimento do emprego na indústria e no comércio, queda no setor de serviços e estagnação da construção civil.

Em relação ao emprego assalariado, houve aumento do número de carteiras assinadas - 90 mil nos últimos 12 meses. Entre os autônomos, cresceu o emprego doméstico.

O representante da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, sugeriu que a Secretaria estenda o levantamento da situação do emprego e desemprego também às regiões menos industrializadas do Estado. Mediante a solicitação da central, o secretário Luís Augusto Lara afirmou que serão feitos esforços para ampliar pesquisa, que pode auxiliar na atuação do Governo e demais entidades na geração de emprego e renda.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre para o mês de julho, na íntegra, deve ser divulgada hoje, no site do Dieese.