
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Os dados mais recentes a respeito do trabalho na região metropolitana de Porto Alegre foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 31, na sala de reuniões da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS-RS). A pesquisa faz parte do Sistema PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego -, que através do trabalho conjunto do Dieese, FEE e FGTAS, apresenta estatísticas da situação do trabalho na região.
O Secretário do Trabalho Luís Augusto Lara declarou no início do encontro que o trabalho da entidade tem sido realizado em alinhamento com o governo, possibilitando ações que contemplem as necessidades locais. Lara cumprimentou ainda todos os presentes na divulgação dos dados, que antecedia a reunião da comissão organizadora da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, convidando as entidades governamentais, empresariais e as centrais sindicais a participarem das reuniões da PED: "queremos ir um pouco além dos dados estatísticos da PED. Queremos que ela possa nos orientar e que os membros que a integram possam também sugerir ao nosso corpo (da STDS)".
Dentre os destaques da pesquisa, estão a estabilidade de ocupação detectada na região metropolitana, com variação positiva de 0,1% (correspondente a mil pessoas), do mês de junho para julho; o crescimento do emprego na indústria e no comércio, queda no setor de serviços e estagnação da construção civil.
Em relação ao emprego assalariado, houve aumento do número de carteiras assinadas - 90 mil nos últimos 12 meses. Entre os autônomos, cresceu o emprego doméstico.
O representante da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, sugeriu que a Secretaria estenda o levantamento da situação do emprego e desemprego também às regiões menos industrializadas do Estado. Mediante a solicitação da central, o secretário Luís Augusto Lara afirmou que serão feitos esforços para ampliar pesquisa, que pode auxiliar na atuação do Governo e demais entidades na geração de emprego e renda.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre para o mês de julho, na íntegra, deve ser divulgada hoje, no site do Dieese.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).