Oficina organizada pela Força Verde debate o programa ABC e gás natural; Ministro Mendes Ribeiro Filho integra atividade
por Jousi Quevedo | A oficina teve o objetivo de convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Organizada pela Associação Força Verde, ONG ambiental da Força Sindical RS, foi realizado na quinta-feira, dia 26, uma oficina sobre "Agricultura de Baixo Carbono – ABC" no Teatro Dante Barone. A oficina fez parte da programação do Fórum Social Temático 2012 e contou com a participação do Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, recentemente lançou o Programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, que financia a troca de equipamentos antigos por outros mais modernos e com menor consumo de combustível/energia ou menor emissão de gases de efeito estufa; aquisição ou construção de estruturas com maior eficiência no armazenamento de produção; mudanças de culturas e/ou processos e outras melhorias.
A oficina teve o objetivo de, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Outra oficina foi organizada pela COOTRAMAR, filiada à Força Sindical, e realizada na sexta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa. Com o tema central "Gás Natural – Energia Limpa e Segura", a mesa foi coordenada pelo Engenheiro Civil Lélio Luzardi Falcão, contando com apresentação de representantes da SULGÁS. O público qualificado teve enfoque na FETAG, OCERGS, AL-RS, imprensa e outras pessoas, incluindo participantes de outros estados.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.