Oficina organizada pela Força Verde debate o programa ABC e gás natural; Ministro Mendes Ribeiro Filho integra atividade
por Jousi Quevedo | A oficina teve o objetivo de convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Organizada pela Associação Força Verde, ONG ambiental da Força Sindical RS, foi realizado na quinta-feira, dia 26, uma oficina sobre "Agricultura de Baixo Carbono – ABC" no Teatro Dante Barone. A oficina fez parte da programação do Fórum Social Temático 2012 e contou com a participação do Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, recentemente lançou o Programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, que financia a troca de equipamentos antigos por outros mais modernos e com menor consumo de combustível/energia ou menor emissão de gases de efeito estufa; aquisição ou construção de estruturas com maior eficiência no armazenamento de produção; mudanças de culturas e/ou processos e outras melhorias.
A oficina teve o objetivo de, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Outra oficina foi organizada pela COOTRAMAR, filiada à Força Sindical, e realizada na sexta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa. Com o tema central "Gás Natural – Energia Limpa e Segura", a mesa foi coordenada pelo Engenheiro Civil Lélio Luzardi Falcão, contando com apresentação de representantes da SULGÁS. O público qualificado teve enfoque na FETAG, OCERGS, AL-RS, imprensa e outras pessoas, incluindo participantes de outros estados.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.