Oficina organizada pela Força Verde debate o programa ABC e gás natural; Ministro Mendes Ribeiro Filho integra atividade
por Jousi Quevedo | A oficina teve o objetivo de convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Organizada pela Associação Força Verde, ONG ambiental da Força Sindical RS, foi realizado na quinta-feira, dia 26, uma oficina sobre "Agricultura de Baixo Carbono – ABC" no Teatro Dante Barone. A oficina fez parte da programação do Fórum Social Temático 2012 e contou com a participação do Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, recentemente lançou o Programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, que financia a troca de equipamentos antigos por outros mais modernos e com menor consumo de combustível/energia ou menor emissão de gases de efeito estufa; aquisição ou construção de estruturas com maior eficiência no armazenamento de produção; mudanças de culturas e/ou processos e outras melhorias.
A oficina teve o objetivo de, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Outra oficina foi organizada pela COOTRAMAR, filiada à Força Sindical, e realizada na sexta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa. Com o tema central "Gás Natural – Energia Limpa e Segura", a mesa foi coordenada pelo Engenheiro Civil Lélio Luzardi Falcão, contando com apresentação de representantes da SULGÁS. O público qualificado teve enfoque na FETAG, OCERGS, AL-RS, imprensa e outras pessoas, incluindo participantes de outros estados.
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.