Oficina organizada pela Força Verde debate o programa ABC e gás natural; Ministro Mendes Ribeiro Filho integra atividade

A oficina teve o objetivo de convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.

Organizada pela Associação Força Verde, ONG ambiental da Força Sindical RS, foi realizado na quinta-feira, dia 26, uma oficina sobre “Agricultura de Baixo Carbono – ABC” no Teatro Dante Barone. A oficina fez parte da programação do Fórum Social Temático 2012 e contou com a participação do Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, recentemente lançou o Programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, que financia a troca de equipamentos antigos por outros mais modernos e com menor consumo de combustível/energia ou menor emissão de gases de efeito estufa; aquisição ou construção de estruturas com maior eficiência no armazenamento de produção; mudanças de culturas e/ou processos e outras melhorias.

A oficina teve o objetivo de, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.

Outra oficina foi organizada pela COOTRAMAR, filiada à Força Sindical, e realizada na sexta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa. Com o tema central “Gás Natural – Energia Limpa e Segura”, a mesa foi coordenada pelo Engenheiro Civil Lélio Luzardi Falcão, contando com apresentação de representantes da SULGÁS. O público qualificado teve enfoque na FETAG, OCERGS, AL-RS, imprensa e outras pessoas, incluindo participantes de outros estados.