Oficina organizada pela Força Verde debate o programa ABC e gás natural; Ministro Mendes Ribeiro Filho integra atividade
por Jousi Quevedo | A oficina teve o objetivo de convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Organizada pela Associação Força Verde, ONG ambiental da Força Sindical RS, foi realizado na quinta-feira, dia 26, uma oficina sobre "Agricultura de Baixo Carbono – ABC" no Teatro Dante Barone. A oficina fez parte da programação do Fórum Social Temático 2012 e contou com a participação do Ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, recentemente lançou o Programa de Agricultura de Baixo Carbono – ABC, que financia a troca de equipamentos antigos por outros mais modernos e com menor consumo de combustível/energia ou menor emissão de gases de efeito estufa; aquisição ou construção de estruturas com maior eficiência no armazenamento de produção; mudanças de culturas e/ou processos e outras melhorias.
A oficina teve o objetivo de, em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, convidar o MAPA a debater o Programa ABC com vistas a RIO + 20.
Outra oficina foi organizada pela COOTRAMAR, filiada à Força Sindical, e realizada na sexta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa. Com o tema central "Gás Natural – Energia Limpa e Segura", a mesa foi coordenada pelo Engenheiro Civil Lélio Luzardi Falcão, contando com apresentação de representantes da SULGÁS. O público qualificado teve enfoque na FETAG, OCERGS, AL-RS, imprensa e outras pessoas, incluindo participantes de outros estados.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.