
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lançaram no dia 17 de outubro em São Paulo a publicação "Negociação de Cláusulas de trabalho relativas à igualdade de gênero e raça 2007-2009". O evento teve a participação da Diretora do Escritório da OIT, Laís Abramo, do Diretor Adjunto, Stanley Gacek, do especialista do Programa de Atividades para os Trabalhadores na América Latina, Carlos Rodríguez, além do Coordenador de Relações Sindicais do DIEESE, José Silvestre de Oliveira, e dirigentes sindicais de todo o país.
As questões relativas à igualdade de gênero e raça têm presença crescente nos processos de negociação coletiva no país. Isso pode ser observado através do aumento do número de cláusulas existentes nos acordos e convenções coletivas, em especial no que se refere às questões de gênero. Fortalecer esses processos é um aspecto central da estratégia sindical para a construção da igualdade de gênero e raça, assim como para o avanço nas relações de trabalho e no ambiente produtivo das empresas", afirma, na apresentação da publicação, a Diretora do Escritório da OIT.
O estudo "Negociação de Cáusulas de Trabalho Relativas à Igualdade de Gênero e Raça 2007-2009" analisa a evolução da incorporação das cláusulas de gênero nos processos de negociação coletiva no país e das cláusulas relativas à igualdade racial no período de 2007 a 2009. Como o estudo é um acompanhamento de publicações anteriores, a OIT e DIEESE têm monitorado as alterações e melhorias em cláusulas de gênero há 16 anos, e sobre as cláusulas de igualdade racial por 8 anos.
A OIT e o DIEESE esperam, com essa publicação, contribuir para a reflexão dos diversos atores do mundo do trabalho acerca da importância e potencialidade da negociação coletiva como instrumento e estratégia para a promoção da igualdade de gênero e raça, assim como fortalecer a sua atuação nesse âmbito. "Esperamos também, nessa medida, contribuir para o aprimoramento dos processos de diálogo social e para a promoção do trabalho decente no Brasil", afirma Laís Abramo.
Fonte: Imprensa OIT
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.