Justiça considera legal o reajuste de 16% no salário mínimo regional do RS

Força Sindical-RS acompanhou o julgamento na tarde desta terça-feira,23.

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, a Força Sindical-RS, através de seus diretores e colabores, acompanhou o julgamento pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sobre a ação direta de inconstitucionalidade (ADIN), de autoria da Fecomercio. A ação questionava a legalidade da lei estadual que reajustou o salário mínimo regional.

Houve duas votações. Na primeira, se discutiu se uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) seria a maneira correta de questionar o aumento. O placar fechou em 18 a sete, favorável à Adin, que não foi extinta. Depois, os desembargadores votaram o mérito da ação, que pede a inconstitucionalidade do piso. A legalidade do reajuste de 16% foi aprovada por 17 votos contra oito.

Segundo o diretor da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, os trabalhadores gaúchos ganham com a decisão.

“Estávamos esperando que o julgamento fosse a favor dos trabalhadores, que tiveram uma grande vitória hoje. Esta decisão vai gerar economia e renda para alavancar o Estado”, afirmou.

Entenda:

O aumento do piso regional foi aprovado no dia 2 de dezembro de 2014 na Assembleia Legislativa, e sancionado pelo então governador Tarso Genro no dia 19 do mesmo mês. Em janeiro deste ano, a Justiça concedeu uma liminar à Fecomércio.

O aumento passaria a valer a partir de 1° de fevereiro de 2015. O salário mínimo regional tem cinco faixas salariais. O valor da faixa 1 de remuneração – a mais baixa – passaria de R$ 868 para R$ 1.006,88. Para a faixa 2, seria de R$ 1.030,06. O valor passaria a ser R$ 1.053,42 para a faixa 3, R$ 1.095,02 para a faixa 4 e R$ 1.276 para a faixa 5.