
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical-RS e diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, Valdir Lima, participou da Jornada de Debates do Dieese sobre Convenção Coletiva e Trabalho Decente e destacou que há muito o que avançar para haver Trabalho Decente no Brasil.
O sindicalista afirmou que o movimento sindical tem de estar unido para criar políticas e cláusulas sociais e econômicas relevantes para as negociações coletivas proporcionarem benefícios aos trabalhadores. "Aí sim teremos Trabalho Decente real no Brasil", disse.
Segundo Lima, atualmente os empresários controlam de cima para baixo as condições de trabalho dos empregados e a avaliação do Sesmt. "Por exemplo, nos Departamento de Saúde e Medicina do Trabalho os patrões têm controle dos médicos do trabalho, das CIPAs, o que impede que o trabalhador possa reclamar e que haja mudanças em padrões nocivos aos empregados", explicou o sindicalista.
O Sindec-POA está conseguindo avançar para melhorar as condições dos trabalhadores a partir de uma guia de gerenciamento de riscos inspirada no modelo francês. A guia foi implantada em farmácias e propicia que os trabalhadores opinem e informem sobre os problemas dentro das empresas. "O problema não fica mascarado no ambiente de trabalho, temos que tornar a guia obrigatória em todos os locais de trabalho", disse Valdir.
Para o sindicalista, a melhor maneira de resolver os problemas de assédio, falta de pagamento e de condições adequadas de trabalho, entre outras denúncias recebidas, é o trabalhador participar da organização da empresa. "O que se vê hoje é o contrário disso. Através do Sesmt, os patrões pagam para terem avaliações favoráveis a seus interesses, o que não é justo e nem decente", criticou.
A guia francesa foi sugerida para ser posta em votação na Assembleia de Convenção Coletiva dos Comerciários do Sindec, na próxima quinta-feira.
O diretor adjunto do Sindec e secretário da juventude da Força Sindical-RS, Leandro Aécio Kuhn, elogiou a iniciativa do Dieese em mais esta jornada. "Foi um seminário muito bom, bem explicado. Os números e as informações nos auxiliam no trabalho que realizamos em defesa do trabalhador e pelo Trabalho Decente", definiu.
Leandro Aécio é agente do Departamento de Fiscalização do Sindec-POA.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.