Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
I Seminário de Formação Sindical do Sentracomserv ocorre em Praia Grande entre 12 e 14/12
por Jousi Quevedo | O seminário, que contará com coordenação do DIEESE, abordará temas relacionados com a atual conjuntura política e econômica e os desafios das negociaçãoes salariais.
O I Seminário de Formação Sindical do Sentracomserv - Secretariado Nacional de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical - ocorre nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na sede do Centro de Lazer dos Comerciários do Estado de São Paulo em Praia Grande, São Paulo. O tema do evento é "Sindicalismo, Negociação e Conjuntura".
O seminário, que contará com coordenação do DIEESE, abordará temas relacionados com a atual conjuntura política e econômica e os desafios das negociaçãoes salariais, além de outros temas de interesses da classe comerciária brasileira. A Fetracos estará representada por seus diretores: o vice-presidente Dionísio Mazuí; a secretária geral, Ivone Simas; Antenor Federizzi, diretor de Educação e Qualificação Profissional; Luis Carlos Barbosa, Diretor Jurídico e de Relações do Trabalho; além de diretores dos sindicatos filiados.
A proposta do Sentracomserv se insere nas demandas da categoria com o objetivo de elaborar uma pauta nacional que atenda aos reais interesses e necessidades dos trabalhadores no comércio de bens e de serviços do Brasil.
Nossa Federação tem firmes propósitos no encaminhamento das bandeiras de lutas que buscam resgatar a imortância dos comerciários tanto quanto categoria profissional, bem como classe ativa e combativa no âmbito da nossa Central Sindical", afirmou Dionísio.
Os sindicalistas unificarão um conjunto de ações objetivando o fortalecimento das nossas posições frenta à agenda unificada dos trabalhadores, sem abrir da representividade e importância que nossa categoria conquistou no último Congresso Nacional da Força Sindical.
É importante que nos unamos para avançarmos em nossos objetivos", destacou o vice-presidente da Fetracos.
Veja a programação:
12 de dezembro - Credenciamento
13 de dezembro 2011 – 9h às 18h
Sindicalismo, Negociação e Conjuntura (econômica e setorial)
14 de dezembro - 9h às 17h
PLR - Programa Participação nos Lucros e Resultados
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.