Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Gogol Bordello, Gil, Fito Paez, MV Bill, Nação Zumbi e Moveis Acaju confirmados no FST 2012 em Porto Alegre
por Jousi Quevedo | Além dos shows, o FST 2012 vai oferecer extensa programação cultural, com espetáculos de rua de teatro, teatro de bonecos, dança, circo.
O Fórum Social Temático 2012 segue adicionando atrações a sua programação cultural.
A três semanas da abertura do FST, grandes nomes da música latino-americana já estão confirmados.
O show de abertura acontece no anfiteatro Pôr do Sol, após a marcha de inaugração, no dia 24 de janeiro. Os cariocas MV Bill e Leci Brandão são as grandes atrações, junto com o Atitud Maria Marta, da Argentina.
No dia seguinte, 25 de janeiro, Gilberto Gil comanda a festa no show do Festival Internacional de Cultura Livre, em Canoas. Também se apresentam o gaúcho Tonho Crocco e uma série de bandas independentes locais.
Canoas volta a ser palco do show principal do FST 2012 no dia 26 de janeiro. O argentino Fito Paez é a grande atração. Também se apresenta o grupo gaúcho de rock Apanhador Só, além de grupos locais.
No dia 27, o FIC Livre se muda para São Leopoldo e recebe os pernambucanos da Nação Zumbi, a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, além dos gaúchos da Graforréia Xilarmônica.
O show de encerramento do FST 2012 está marcado para a tarde/noite do dia 28 de janeiro, de volta ao anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre. A banda americana Gogol Bordello, que se auto-intitulam ciganos punks, e os paulistas do Grande Circo Mágico recebem o público junto com apresentações de frevo, maracatu e bandas locais.
Além dos shows, o FST 2012 vai oferecer extensa programação cultural, com espetáculos de rua de teatro, teatro de bonecos, dança, circo.
O projeto MusicAmerica vai trazer cantores e trovadores de toda a américa latina para se apresentar em São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em Porto Alegre, a Casa de Cultura Mário Quintana apresentará mostras de cinema e fotografia.
O Muro do Cais do Porto, na avenida Mauá, será transformado em 10 murais para pintura.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.