Fórum Social Temático inicia na próxima semana. Central organiza participação no Espaço do Trabalho
por Gabriella Oliveira | Conexões Globais e Fórum Mundial da Educação e o Espaço do Trabalho compõem a agenda de atividades do evento.
As entidades organizadoras do Fórum Social Temático (FST), que ocorrerá em Porto Alegre e Canoas, se apressam para concluir os últimos detalhes para o evento, que se inicia na próxima semana. Com o tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, os organizadores esperam reunir 30 mil pessoas entre os dias 21 a 26 de janeiro. Os debates devem se concentrar na região central da Capital, em espaços como o Largo Zumbi dos Palmares, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Usina do Gasômetro. A outra cidade a realizar atividades do FST será Canoas, na Região Metropolitana, onde acontecerá o Fórum Mundial da Educação (FME).
A Força Sindical-RS está engajada na participação do evento, especialmente no Espaço do Trabalho, que irá acontecer no dia 24 de janeiro, às 13h30, no mezanino da Usina do Gasômetro.
A programação completa desta edição ainda não está concluída e deve ser apresentada apenas no início da semana, mas os eventos FME e Conexões Globais já estão com a agenda confirmada. No FME – que começa dia 21 e se encerra dia 23 – os debates com especialistas do setor da educação serão intercalados com atividades culturais e espetáculos artísticos.
O Conexões Globais terá dois dias de debates – 23 e 24 – e será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana. O evento tem o objetivo de promover discussões sobre a sociedade em rede, como as mobilizações sociais na internet e a cultura digital. As atividades serão dividas em seis Diálogos Globais, com a participação de conferencistas presenciais e a interação online de participantes de todo o mundo.
A tradicional marcha de abertura do fórum está prevista para o dia 23 e percorrerá as ruas do Centro de Porto Alegre. Na Usina do Gasômetro, será possível conferir a também consolidada Feira da Economia Solidária. No Zumbi dos Palmares, o movimento negro organiza uma programação voltada para o debate sobre a discriminação racial e a promoção da cultura do povo negro. As palestras principais do FST devem acontecer pelas manhãs, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já o Acampamento da Juventude será no Parque da Harmonia e há previsão de atividades em outros locais como a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.
Vamos ter aqui 60 países representados. Lamentavelmente, houve um atraso na divulgação, em função do período de dezembro e janeiro, e da articulação para conseguir os recursos que vêm do governo federal, estadual e da prefeitura. Mas a expectativa é de um grande evento", afirmou Lélio Falcão, diretor da Força Sindical-RS e presidente do Comitê de organização.
O representante destacou também a importância do FST como espaço de mobilização para a 20ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-20), no Peru. Falcão tem a expectativa de participação de personalidades como o presidente do Uruguai, José Mujica.
Força Sindical com informações do Jornal do Comércio
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.