Fórum Social Temático inicia na próxima semana. Central organiza participação no Espaço do Trabalho
Gabriella Oliveira

Conexões Globais e Fórum Mundial da Educação e o Espaço do Trabalho compõem a agenda de atividades do evento.

As entidades organizadoras do Fórum Social Temático (FST), que ocorrerá em Porto Alegre e Canoas, se apressam para concluir os últimos detalhes para o evento, que se inicia na próxima semana. Com o tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, os organizadores esperam reunir 30 mil pessoas entre os dias 21 a 26 de janeiro. Os debates devem se concentrar na região central da Capital, em espaços como o Largo Zumbi dos Palmares, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Usina do Gasômetro. A outra cidade a realizar atividades do FST será Canoas, na Região Metropolitana, onde acontecerá o Fórum Mundial da Educação (FME).

A Força Sindical-RS está engajada na participação do evento, especialmente no Espaço do Trabalho, que irá acontecer no dia 24 de janeiro, às 13h30, no mezanino da Usina do Gasômetro.

A programação completa desta edição ainda não está concluída e deve ser apresentada apenas no início da semana, mas os eventos FME e Conexões Globais já estão com a agenda confirmada. No FME – que começa dia 21 e se encerra dia 23 – os debates com especialistas do setor da educação serão intercalados com atividades culturais e espetáculos artísticos.

O Conexões Globais terá dois dias de debates – 23 e 24 – e será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana. O evento tem o objetivo de promover discussões sobre a sociedade em rede, como as mobilizações sociais na internet e a cultura digital. As atividades serão dividas em seis Diálogos Globais, com a participação de conferencistas presenciais e a interação online de participantes de todo o mundo.

A tradicional marcha de abertura do fórum está prevista para o dia 23 e percorrerá as ruas do Centro de Porto Alegre. Na Usina do Gasômetro, será possível conferir a também consolidada Feira da Economia Solidária. No Zumbi dos Palmares, o movimento negro organiza uma programação voltada para o debate sobre a discriminação racial e a promoção da cultura do povo negro. As palestras principais do FST devem acontecer pelas manhãs, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já o Acampamento da Juventude será no Parque da Harmonia e há previsão de atividades em outros locais como a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.

“Vamos ter aqui 60 países representados. Lamentavelmente, houve um atraso na divulgação, em função do período de dezembro e janeiro, e da articulação para conseguir os recursos que vêm do governo federal, estadual e da prefeitura. Mas a expectativa é de um grande evento”, afirmou Lélio Falcão, diretor da Força Sindical-RS e presidente do Comitê de organização.

O representante destacou também a importância do FST como espaço de mobilização para a 20ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-20), no Peru. Falcão tem a expectativa de participação de personalidades como o presidente do Uruguai, José Mujica.

Força Sindical com informações do Jornal do Comércio

Voltar pro topo