Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização do Sindec garante melhorias nas condições de trabalho no comércio de Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | Após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários.
O trabalho de fiscalização do Sindec-POA é uma das principais frentes de atuação do sindicato em defesa dos direitos dos comerciários. Diariamente, diretores e agentes do setor percorrem lojas e estabelecimentos comerciais da capital para verificar as condições de trabalho, cumprimento da legislação e das cláusulas da convenção coletiva.
Essa presença constante nos locais de trabalho tem garantido soluções rápidas e concretas para situações irregulares, fortalecendo a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Divas Presentes Um exemplo recente aconteceu na loja Divas Presentes, onde, após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários. Além disso, a empresa providenciou a instalação de pias, bancos e mesas, atendendo às exigências de conforto e higiene no ambiente laboral.
Casos como esse reforçam a importância da atuação fiscalizadora do sindicato, que não apenas identifica irregularidades, mas também atua de forma resolutiva para garantir o cumprimento dos direitos da categoria.
O Sindec lembra ainda que qualquer comerciário pode realizar denúncias de forma anônima ao SPC — Serviço de Proteção ao Comerciário, canal exclusivo para registrar situações de descumprimento das normas trabalhistas ou da convenção coletiva.
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.