Seminários da área sindical.

Navegação principal do site

Fetracos debate perspectivas para os trabalhadores e confirma adesão a mobilizações

por |
Os sindicalistas confirmaram a adesão ao calendário de mobilizações contra as últimas medidas tomadas pelo governo, como as impopulares Medidas Provisórias 664 e 665.

Na manhã desta quinta-feira (22/1), a Fetracos realizou reunião com os dirigentes dos sindicatos filiados para debater a pauta da federação e as perspectivas com os governos empossados neste início de 2015. Reunidos na sede da Força Sindical, os sindicalista deliberaram sobre as dificuldades que serão enfrentadas no mundo do trabalho a partir deste ano e já confirmaram a adesão ao calendário de mobilizações contra as últimas medidas tomadas pelo governo, como as impopulares Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram acesso dos trabalhadores a benefícios.

Os trabalhadores devem ir às ruas em protesto na próxima quarta-feira (28). O ato, batizado como mais uma edição do "Dia Nacional de Luta", acontecerá simultaneamente em diversas capitais brasileiras. A Fetracos confirmou presença na mobilização em Porto Alegre, que terá concentração a partir das 9h30min, em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS). Outros eventos importantes que tiveram adesão dos dirigentes na reunião foram o ato unitário das centrais no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, e o Fórum Unificado de Comerciários do Brasil, que está previsto para os dias 8 e 9 de abril, também na capital paulista.

Para o presidente em exercício da Fetracos, Dionisio Mazui, o ano será "efetivamente difícil", tendo à frente um governo federal que "está fazendo o que disse que o oponente iria fazer caso fosse eleito". "A ação do governo focou em controlar e regular benefícios, que são importantes para os pequenos, mas não fez esforço no sentido de controlar e taxar as grandes fortunas. Não tivemos, nos últimos anos, um governo tão voltado a atender o sistema financeiro internacional como este", avaliou.

Apesar das perspectivas de um ano de diálogo difícil entre os trabalhadores e o governo federal, esforços para criar espaços neste sentido já estão sendo feitos aqui no Estado. Segundo Mazui, o pedido de reunião foi atendido prontamente pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e a primeira reunião entre o novo governo e as centrais deve ocorrer em breve.

O piso regional também foi um dos principais temas do encontro. Mazui relatou a reunião realizada ontem, com o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, que declarou, em nome da PGE, a constitucionalidade do reajuste de 16% do mínimo regional. Segundo o representante, o recurso contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), deve ser enviado ao Poder Judiciário na próxima semana.

A Assessoria jurídica da Fetracos também participou do encontro nesta quinta-feira, prestando orientações e tirando dúvidas dos sindicatos. Pontos referentes a publicação de editais, eleições, prestação de contas, dissídio e acordo coletivo foram esclarecidos pela Dra. Carmen Pinto. A próxima reunião da Fetracos está prevista para o dia 10 de fevereiro.

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias