Entidades sindicais diversas auxiliam na eleição do Sindec-POA; Renovação de quadros é apresentada pela Chapa concorrente
por Jousi Quevedo | Novos membros destacam lutas importantes da categoria como regulamentação profissional e redução da jornada de trabalho.
Outras bases sindicais estão participando das eleições 2012 do Sindec-POA como mesários, observadores e no auxílio em geral à realização do pleito. Concorre a chapa 1 como única, buscando a reeleição dos principais membros, mas apresentando novos membros nos quadros da diretoria.
O presidente do Sindicato dos Comércios de São Jerônimo, Adilson Borgori, destacou que apoiar um sindicato parceiro faz parte do movimento sindical. "O Sindec-POA realiza um trabalho muito grande na Capital. De toda forma, a ideia é trabalharmos unidos e auxiliando um sindicato com a experiência do outro", disse. Mesma opinião é do Sec/Guaíba.
A diretora do Sec/Pelotas Janete Silva reconhece o trabalho do Sindec, pelo tamanho de sua base. "É a oportunidade de retribuirmos o auxílio que recebemos na operacionalização da eleição de nosso sindicato em todo o processo eleitoral, até a contagem dos votos. Aprendemos muito com o pessoal daqui, que tem um trabalho importante no atendimento ao comerciário", ressaltou.
Solange Terezinha Anger Froner, membro da Diretoria Sindical de Base, concorre na eleição como nome de renovação. Ela é da base comerciária das lojas do Aldo. "Queremos auxiliar colegas e entrar na diretoria vai ser uma grande oportunidade de conhecimento para a categoria. Participar e aprender, que são questões importantes", disse. Ela destacou ainda a luta pela redução de jornada para 40 horas semanais. "É fundamental este direito trabalhista", citou.
Ediuílson Gottardi também é um dos novos membros da diretoria do Sindec-POA. "Buscamos contribuir para ter melhorias para os comerciários e trabalhadores. Temos muita expectativa com o novo processo, ter conhecimento para poder passar para equipes de empresas grandes, como a de minha base que não tem ninguém que represente", disse Ediuílson Gottardi, que concorre na chapa 1, na Diretoria Administrativa Adjunta, oriundo das lojas Colombo.
Outro novo nome na diretoria é Anselmo Cortes dos Santos, que concorre na Diretoria Sindical de Base, que vem da base das lojas concessionárias. "É algo novo, temos que aprender para lutar por conquistas para a categoria e combater o que é errado", destacou.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.