Em novembro, queda em indicador da Fecomércio-RS mostra gaúchos menos otimistas
por Jousi Quevedo | Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes referentes a compras a prazo, momento para duráveis e perspectivas de consumo.
O resultado de novembro da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de novembro sinalizou a queda ao marcar 125,6 pontos, quando o mês de outubro havia registrado 130,7 pontos e novembro de 2010 marcou 135,6 pontos. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (28) pela Fecomércio-RS mostra que, mesmo com a queda, o ICF-RS se mantém no campo otimista, acima do valor de indiferença, que é de 100 pontos.
Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes referentes a compras a prazo, momento para duráveis e perspectivas de consumo. "No caso das perspectivas de consumo, houve o retorno para um valor mais próximo da média histórica, dado que o valor verificado em outubro foi percebido como fora do padrão", explicou. Os componentes referentes ao emprego atual, perspectiva profissional e nível de consumo atual, em oposição, apresentaram elevação.
Na decomposição por renda familiar, a queda do ICF-RS foi puxada pelas famílias com renda até 10 salários mínimos (S.M.), para as quais o indicador caiu de 130,0 em out/11 para 124,1 em nov/11 (-4,5%). Para as famílias com renda superior a 10 S.M., a confiança permaneceu praticamente estável, registrando 133,6 pontos em nov/11, frente a 133,8 em out/11.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.