Em novembro, endividamento dos gaúchos registra menor patamar da série
Jousi Quevedo

Pela pesquisa, os principais tipos de dívida assumidas pelos gaúchos são cartão de crédito (69,3%), crédito pessoal (28,0%) e carnês (21,7%).

O percentual de famílias gaúchas endividadas ficou em 53,2% no mês de novembro, menor patamar da série histórica - pesquisada desde janeiro de 2010. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS) situou-se 18 pontos percentuais abaixo do alcançado em novembro do ano passado (71%) e foi 12 pontos percentuais menor que em outubro de 2011 (65%). A forte redução, segundo avaliação da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), surpreende por sua segunda queda consecutiva, tendo em vista que o esperado seria uma elevação do indicador no último trimestre do ano. A pesquisa está sendo divulgada nesta quarta-feira (23) pela Fecomércio-RS.

“O aumento da renda real das famílias, a baixa taxa de desemprego e as condições facilitadas de acesso ao crédito observadas na economia no primeiro semestre desse ano estimulam o consumo. Assim, a forte redução do endividamento, pelo segundo mês consecutivo, nesse período, foi um movimento inesperado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi. O dirigente acredita que a recente postura observada por empresas de crédito, que passaram a ser mais restritivas na liberação de empréstimos e financiamentos, também pode explicar o movimento de queda do endividamento.

O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas apresentou redução em relação ao percentual verificado em out/10, ao passar de 5,4% (outubro) para 4,8% (novembro). Conforme a Federação do Comércio, o indicador mostrou-se inferior ao esperado, já que se estimava que o ritmo de contratação de dívidas e o comportamento da inadimplência ao longo dos últimos meses levassem a uma conjuntura em que um maior número de famílias estivessem impossibilitadas de efetuar o pagamento imediato das suas contas em atraso no momento presente em relação ao percentual verificado em novembro do ano passado.

Pela pesquisa, os principais tipos de dívida assumidas pelos gaúchos são cartão de crédito (69,3%), crédito pessoal (28,0%) e carnês (21,7%).

Para ter acesso a todos os dados da PEIC-RS de novembro clique aqui. A análise econômica detalhada dos resultados pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo