Em novembro, endividamento dos gaúchos registra menor patamar da série

Pela pesquisa, os principais tipos de dívida assumidas pelos gaúchos são cartão de crédito (69,3%), crédito pessoal (28,0%) e carnês (21,7%).

O percentual de famílias gaúchas endividadas ficou em 53,2% no mês de novembro, menor patamar da série histórica - pesquisada desde janeiro de 2010. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS) situou-se 18 pontos percentuais abaixo do alcançado em novembro do ano passado (71%) e foi 12 pontos percentuais menor que em outubro de 2011 (65%). A forte redução, segundo avaliação da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), surpreende por sua segunda queda consecutiva, tendo em vista que o esperado seria uma elevação do indicador no último trimestre do ano. A pesquisa está sendo divulgada nesta quarta-feira (23) pela Fecomércio-RS.

“O aumento da renda real das famílias, a baixa taxa de desemprego e as condições facilitadas de acesso ao crédito observadas na economia no primeiro semestre desse ano estimulam o consumo. Assim, a forte redução do endividamento, pelo segundo mês consecutivo, nesse período, foi um movimento inesperado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi. O dirigente acredita que a recente postura observada por empresas de crédito, que passaram a ser mais restritivas na liberação de empréstimos e financiamentos, também pode explicar o movimento de queda do endividamento.

O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas apresentou redução em relação ao percentual verificado em out/10, ao passar de 5,4% (outubro) para 4,8% (novembro). Conforme a Federação do Comércio, o indicador mostrou-se inferior ao esperado, já que se estimava que o ritmo de contratação de dívidas e o comportamento da inadimplência ao longo dos últimos meses levassem a uma conjuntura em que um maior número de famílias estivessem impossibilitadas de efetuar o pagamento imediato das suas contas em atraso no momento presente em relação ao percentual verificado em novembro do ano passado.

Para ter acesso a todos os dados da PEIC-RS de novembro clique aqui. A análise econômica detalhada dos resultados pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Fecomércio