Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Diretora da Secretaria do Trabalho destaca esforço democrático na I CEETD
por Jousi Quevedo | Eliane destacou o esforço de convivência entre dois setores antagônicos da sociedade trabalhadores e empresários com interesses diversos, mas que devido a um empenho coletivo foi possível estabelecer uma condição em que idéias e propostas fossem contempladas.
A diretora do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS/RS), Eliane Martins, considerou o "esforço democrático" como fato marcante da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente (I CEETD), realizada em Porto Alegre, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, e que reuniu delegados do chamado tripartismo, composto por representantes de governo, empresários e trabalhadores.
Ela destacou o esforço de convivência entre dois setores antagônicos da sociedade – trabalhadores e empresários – com interesses diversos, mas que devido a um empenho coletivo foi possível estabelecer uma condição em que idéias e propostas fossem contempladas num processo inicial de discussão do tema do emprego e do trabalho decente.
Ingrediente novo na relação já constituída entre governo e centrais sindicais, a presença dos empresários e a disputa por eles estabelecida foi vista pela diretora da STDS como importante nesse tipo de conferência. "Há um sentimento de autodefesa dos representantes patronais, que sabem que serão cobrados e criticados pela bancada dos trabalhadores, o que cria outro cenário", analisou Eliane Martins, que notou uma abertura expressa na pré-disposição das federações patronais gaúchas de se organizar e enfrentar a discussão colocando suas propostas. Segundo ela, a preocupação em pautar os posicionamentos vigorou nas reuniões da comissão organizadora do evento e na própria conferência.
Na avaliação de integrante do governo estadual, a convivência entre visões e posições diferentes não é um exercício simples. Para ela, a conjuntura de crescimento econômico e a necessidade imperiosa de inclusão social - também como pauta do governo federal - exigem esse esforço coletivo, "mesmo que não se alcance o consenso em temas como a duração da jornada de trabalho", explica. Eliane Martins acredita que os impasses não podem impedir que se dialogue mais amplamente, em eventos com a amplitude da I CEETD.
Ela visualiza o princípio de uma compreensão mais próxima do conceito do Trabalho Decente e as implicações decorrentes dela, dentro de um processo de construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento. "A sociedade terá de incorporar o conceito e entendê-lo na sua totalidade", afirmou a diretora do Trabalho da STDS.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.