por Régis Araújo | Alex também representa a Força Sindical na posição de Secretário Nacional da Juventude.
O Diretor do Sindec-POA, Alex Alves, está participando do programa de intercâmbio internacional promovido pela Jilaf (Japan International Labour Fundation), em Tóquio, Japão.
O encontro iniciou no dia 13 de julho e se estende até o dia 20, reunindo sindicalistas de países em desenvolvimento para trocar experiências, realizar oficinas, palestras e debates. Alex também representa a Força Sindical na posição de Secretário Nacional da Juventude.
Está sendo muito proveitoso. Visitamos o Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar Social, além de uma das multinacionais do Japão, filiada à Japanese Trade Union Confederation (RENGO), a montadora Jaw, onde tivemos palestra sobre os processos de montagem, linha de produção e como o sindicato intervém na saúde, trabalho e gestão da classe trabalhadora", explica.
Na abertura dos trabalhos o dirigente fez uma apresentação sobre a situação trabalhista no Brasil e as práticas antissindicais que o governo vem implementando para enfraquecer o Movimento Sindical, além de uma explanação sobre a história da Força Sindical Brasil.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.