Diretor do Sindec recebe medalha Floriceno Paixão Mérito do Trabalho
por Régis Araújo | Nesta segunda-feira (27), ocorreu a entrega da medalha Floriceno Paixão a dez personalidades e empresas homenageadas durante o 6º fórum Municipal do Trabalho. O Diretor do Sindec-POA, Leandro Alécio Kuhn, foi um dos escolhidos para receber o mérito.
A distinção contempla profissionais ou entidades com reconhecidos e relevantes serviços prestados ao mundo do trabalho, qualificação e geração de emprego e renda na Capital.
O evento é promovido pela diretoria do Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Comissão Municipal do Emprego (CME). Além do dirigente Leandro, o diretor Fernando Gonçalves também integra a CME.
Homenageados
Ronaldo Nogueira de Oliveira - Ministro do Trabalho desde maio de 2016. Foi indicado à medalha por representantes da Comissão Municipal de Emprego.
João Helbio Carpes Antunes - Foi secretário-adjunto do Trabalho e Emprego de Porto Alegre, entre 2015 e 2016, e secretário-adjunto da Segurança do município, entre 2013 e 2015. Escolhido pelos representantes do Governo Municipal da Comissão Municipal de Emprego.
Raimar Machado - Advogado especializado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atua na Justiça do Trabalho desde outubro de 1977. A escolha foi dos representantes dos trabalhadores da Comissão Municipal de Emprego.
Leandro Alécio Kuhn dos Santos - Diretor do Sindicato dos Comerciários (Sindec-POA), gestão 2016/2020. A escolha foi dos representantes dos trabalhadores da Comissão Municipal de Emprego.
Eliane Fortunato Brigoni - Diretora de Relações Trabalhistas e Intersindical do Sindicato dos Comerciários (SIindaergs), gestão 2015/2018. A escolha foi dos representantes dos trabalhadores da Comissão Municipal de Emprego. A medalha foi recebida por Leandro de Azevedo Milani.
Ricardo Antunes Sessegolo - Diretor da Construtora Goldsztein e atua há mais de 40 anos na área da construção civil. Foi presidente do Sindicato da Construção Civil do RS (Sinduscon-RS). Escolhido pelos representantes dos empresários da Comissão Municipal de Emprego.
João Antonio Felippe (in memorian) - Formado em Administração de Empresas pela PUCRS. Trabalhou em organizações de diversos segmentos, sendo as principais Sodimex S.A, Sociedade Ginástica Porto Alegre, Parque Fazenda da Serra e Sindiatacadista. Seu nome foi escolhido pelos representantes dos empresários da Comissão Municipal de Emprego. A medalha foi entregue a Raquel Felippe, filha.
Roberto Zimmer - Pós-Graduado em Marketing pela UFRGS e Mestrado em Economia na UFRGS, é empresário há 38 anos. Foi escolhido pelos representantes dos empresários da Comissão Municipal de Emprego.
Walmart Brasil - Desde 1995 no Brasil, sua primeira loja no país foi uma unidade do Sam’s Club, em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. A rede de lojas integra unidades de hipermercados, supermercados, atacados, lojas de vizinhança e clube de compras. Foi escolhido pelos representantes do Governo Municipal da Comissão Municipal de Emprego. A homenagem foi entregue ao gerente de Relações Institucionais no Estado, Eduardo Cidade.
Flávia Pereira da Silva - Servidora do quadro efetivo municipal com carreira desenvolvida na Gestão Pública municipal e estadual na área de Gestão Estratégica de Pessoas. É administradora no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Porto Alegre (Previmpa). Foi escolhida pelos representantes do Governo Municipal da Comissão Municipal de Emprego.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.