Mundo sindical.

Navegação principal do site

Diretor Barbosa integra audiência pública em Brasília

por |
No dia 3/12 o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa, compareceu na audiência representando a Força Sindical Nacional.

Na tarde da última terça-feira (03/12) o diretor do Sindec-POA e Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, compareceu na audiência da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A pauta era a PL 4193/2012 que visa alterar o texto do artigo 611 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo assim que convenções e acordos coletivos de trabalho se sobreponham à legislação trabalhista.

O dirigente sindical assimila a situação da pauta com o trabalho escravo. "Querer privilegiar somente o acordo sobre o legislado é o mesmo que dar guarida ao trabalho escravo, ou análogo ao escravo existente em São Paulo e Rio Grande do Sul a título de exemplo, inclusive com trabalho infantil na colheita da laranja em SP", destacou Barbosa que na ocasião representou a Força Sindical nacional.

De acordo com ele, a Central defende que para qualquer discussão deve haver a organização sindical por local de trabalho e com estabilidade.

Repudiamos a tentativa patronal de ressuscitar o projeto apresentado anteriormente no governo Fernando Henrique Cardoso na ocasião alterando o 618. Mudaram o artigo, mas o conteúdo permanece inalterado", concluiu.

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Carregando as notícias