Diretor Barbosa integra audiência pública em Brasília
por Gabriella Oliveira | No dia 3/12 o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa, compareceu na audiência representando a Força Sindical Nacional.
Na tarde da última terça-feira (03/12) o diretor do Sindec-POA e Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, compareceu na audiência da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A pauta era a PL 4193/2012 que visa alterar o texto do artigo 611 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo assim que convenções e acordos coletivos de trabalho se sobreponham à legislação trabalhista.
O dirigente sindical assimila a situação da pauta com o trabalho escravo. "Querer privilegiar somente o acordo sobre o legislado é o mesmo que dar guarida ao trabalho escravo, ou análogo ao escravo existente em São Paulo e Rio Grande do Sul a título de exemplo, inclusive com trabalho infantil na colheita da laranja em SP", destacou Barbosa que na ocasião representou a Força Sindical nacional.
De acordo com ele, a Central defende que para qualquer discussão deve haver a organização sindical por local de trabalho e com estabilidade.
Repudiamos a tentativa patronal de ressuscitar o projeto apresentado anteriormente no governo Fernando Henrique Cardoso na ocasião alterando o 618. Mudaram o artigo, mas o conteúdo permanece inalterado", concluiu.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.