Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Como preparar uma carta de apresentação
por Gabriella Oliveira | Especialista ensina quais informações devem constar no documento ao se candidatar a uma vaga.
O que dizer em uma carta de apresentação? Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional de cada um. Como algumas empresas solicitam a carta para ajudar no processo seletivo, vale ficar atento às dicas da especialista Fabíola Lago, do portal vagas.com.br.
— Há pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão incluídas nessa carta — explica Fabíola.
Veja as dicas:
Atenção aos pré-requisitos
— Leia e releia os pré-requisitos para candidatar-se e veja como você pode atendê-los a partir da sua experiência profissional.
— Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.
— Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:
Exemplo: Prezado Senhor(a), gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no segmento Habilidade para coordenar equipes Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa.
Demonstre interesse e conhecimento na empresa contratante
— Mostre que, além de possuir as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e está motivado para conseguir o emprego.
Exemplo: Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.
— Indique seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer.
— Não se prolongue: mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa.
— Dedique-se: escreva, reescreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou para essa vaga especificamente.
— Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.
— Toda a atenção com erros gramaticais e desenvolvimento de ideias. Segundo profissionais de Recrutamento & Seleção o mau uso da língua portuguesa é o principal motivo de rejeição de candidatos, tanto em níveis operacionais quanto gerenciais.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.