Como preparar uma carta de apresentação
Gabriella Oliveira

Especialista ensina quais informações devem constar no documento ao se candidatar a uma vaga.

O que dizer em uma carta de apresentação? Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional de cada um. Como algumas empresas solicitam a carta para ajudar no processo seletivo, vale ficar atento às dicas da especialista Fabíola Lago, do portal vagas.com.br .

— Há pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão incluídas nessa carta — explica Fabíola.

Veja as dicas:

Atenção aos pré-requisitos

— Leia e releia os pré-requisitos para candidatar-se e veja como você pode atendê-los a partir da sua experiência profissional.

— Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.

— Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:

Exemplo: Prezado Senhor(a), gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no segmento Habilidade para coordenar equipes Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa.

Demonstre interesse e conhecimento na empresa contratante

— Mostre que, além de possuir as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e está motivado para conseguir o emprego.

Exemplo: Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.

— Indique seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer.

— Não se prolongue: mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa.

— Dedique-se: escreva, reescreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou para essa vaga especificamente.

— Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.

— Toda a atenção com erros gramaticais e desenvolvimento de ideias. Segundo profissionais de Recrutamento & Seleção o mau uso da língua portuguesa é o principal motivo de rejeição de candidatos, tanto em níveis operacionais quanto gerenciais.

Fonte: Zero Hora

Voltar pro topo