Comitivas Internacionais de trabalhadores são recepcionados no estande da Prefeitura de Porto Alegre no FST

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, foi o mestre de cerimônias do ato.

O Encontro de Internacionais da Força Sindical com a Prefeitura de Porto Alegre, ocorreu no sábado, dia 28, na tenda da instituição no Fórum Social Mundial 2012, montada na Usina do Gasômetro.

As comitivas de diversos países como Costa Rica, Venezuela, República Dominicana, México e Angola estiveram presente no evento, além do prefeito da cidade, José Fortunati.

O presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, falou sobre a representatividade do evento para a cidade de Porto Alegre e agradeceu às autoridades pelo desempenho e realização do Fórum.

• Agradeço a quem nos proporcionou fazer essa integração, por trazer os dirigentes sindicais do mundo para virem aqui ver as experiências que nós temos provocado. Porto Alegre recebeu o Fórum Social Temático de braços abertos. Temos que ter uma marca neste evento, como a solidariedade e a união dos povos - disse.

Janta também lembrou que a Força Sindical conseguiu a aprovação na Câmara de diversas políticas públicas pra geração de emprego e renda, para o setor da indústria.

-São essas mudanças que queremos que o mundo veja e compatilhe conosco.

A vice presidente da Confederação Sindical Internacional da Força Sindical, Nair Goulart, reconheceu o papel do poder público de promover essas atuações dentro da sociedade civil

• Os grandes problemas dentro da humanidade só serão resolvidos se haver esta parceria  e acordos sindicais entre quem tem o poder de promover as políticas públicas. Dentro deste momento em que o mundo vive, propomos que os governantes coloquem na centralidade essa crise mundial. Temos que resolver os problemas dos trabalhadores, ou seja, criar emprego, promover a educação e condições dígnas de vida - finalizou.

A participação dos internacionais no evento foi lembrada por Fortunati. Para o prefeito, discussões como o Mundo do Trabalho são demonstrações de propostas concretas.

No final da homenagem, os ativistas internacionais foram agraciados com um livro sobre Porto ALegre e por uma agenda do Sindec-POA, comemorativa aos 80 anos, das mãos de Nilton Neco.

Texto: Ligiane Brondani