Comitivas Internacionais de trabalhadores são recepcionados no estande da Prefeitura de Porto Alegre no FST
por Jousi Quevedo | O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, foi o mestre de cerimônias do ato.
O Encontro de Internacionais da Força Sindical com a Prefeitura de Porto Alegre, ocorreu no sábado, dia 28, na tenda da instituição no Fórum Social Mundial 2012, montada na Usina do Gasômetro.
As comitivas de diversos países como Costa Rica, Venezuela, República Dominicana, México e Angola estiveram presente no evento, além do prefeito da cidade, José Fortunati.
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, foi o mestre de cerimônias do ato.
O presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, falou sobre a representatividade do evento para a cidade de Porto Alegre e agradeceu às autoridades pelo desempenho e realização do Fórum.
Agradeço a quem nos proporcionou fazer essa integração, por trazer os dirigentes sindicais do mundo para virem aqui ver as experiências que nós temos provocado. Porto Alegre recebeu o Fórum Social Temático de braços abertos. Temos que ter uma marca neste evento, como a solidariedade e a união dos povos - disse.
Janta também lembrou que a Força Sindical conseguiu a aprovação na Câmara de diversas políticas públicas pra geração de emprego e renda, para o setor da indústria.
São essas mudanças que queremos que o mundo veja e compatilhe conosco.
A vice presidente da Confederação Sindical Internacional da Força Sindical, Nair Goulart, reconheceu o papel do poder público de promover essas atuações dentro da sociedade civil
Os grandes problemas dentro da humanidade só serão resolvidos se haver esta parceria e acordos sindicais entre quem tem o poder de promover as políticas públicas. Dentro deste momento em que o mundo vive, propomos que os governantes coloquem na centralidade essa crise mundial. Temos que resolver os problemas dos trabalhadores, ou seja, criar emprego, promover a educação e condições dígnas de vida - finalizou.
A participação dos internacionais no evento foi lembrada por Fortunati. Para o prefeito, discussões como o Mundo do Trabalho são demonstrações de propostas concretas.
No final da homenagem, os ativistas internacionais foram agraciados com um livro sobre Porto ALegre e por uma agenda do Sindec-POA, comemorativa aos 80 anos, das mãos de Nilton Neco.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.