Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comércio gaúcho projeta vender R$ 330 milhões no Dia dos Namorados
por Jousi Quevedo |
Com a chegada das baixas temperaturas em todas as regiões do estado, o item confecções/vestuário (27,2%) e calçados (18,6%) são os dois itens que lideram o levantamento feito pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com as entidades afiliadas.
O comércio gaúcho vai faturar mais de R$ 330 milhões com as vendas para o dia dos Namorados, no próximo dia 12 de junho, o que representará um crescimento médio de 7,5% dependendo da região, na comparação com igual período do ano passado. Com a chegada das baixas temperaturas em todas as regiões do estado, o item confecções/vestuário (27,2%) e calçados (18,6%) são os dois itens que lideram o levantamento feito pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com as entidades afiliadas.
Fundada em maio, a entidade reúne 107 organizações que representam 124 municípios, 22 mil empresas e empregam mais de 150 mil comerciários, o que representa mais de 90% das informações sobre crédito no Rio Grande do Sul. "É uma data onde o apelo emotivo para a compra sempre supera nossas expectativas. Estamos com uma projeção conservadora e o resultado final terá a influência do clima", comenta o presidente da AGV Vilson Noer.
Conforme dados do levantamento feito pela AGV, a maioria do tíquete médio das compras no Estado deverá variar entre R$ 101 e R$ 200 (60% das respostas), seguido de R$ 61 a R$ 100 (35%). O uso do cartão de crédito ¿ próprio ou de bandeiras nacionais - deve superar o volume de vendas à vista. A pesquisa também apontou perfumes (15,3%) e flores (14,8%) como itens que serão comprados para o Dia dos Namorados. Os smarthfones, apareceram com 13,2% das indicações.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou, representando a Força Sindical, da reunião de encerramento do Grupo de Trabalho Tripartite do Comércio Varejista, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que debateu o aperfeiçoamento da Portaria MTE nº 3.665/2023, responsável por regulamentar o trabalho no comércio aos feriados.
A mobilização do Sindec-POA pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da escala 6x1 segue ganhando força nas ruas, nas redes e agora também no som da luta da classe trabalhadora.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a debater a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1 está realizando, antes da votação da PEC, uma série de Seminários Públicos regionais em diferentes estados do país.
O Sindec-POA realizou uma ampla ação de fiscalização no comércio de Porto Alegre durante o feriado de Tiradentes, com o objetivo de garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e proteger os direitos dos comerciários e comerciárias.
A delegação da Força Sindical-RS e Fetracos-RS esteve presente em Brasília participando do CONCLAT 2026 (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) e da grande Marcha das Centrais Sindicais, em mais um momento histórico de mobilização da classe trabalhadora, ocorrida nesta quarta-feira (15).
O governo federal lançou o programa de consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT) com a proposta de ampliar o acesso ao crédito e ajudar na organização financeira das famílias.
No mês de março, quando o mundo fala sobre o Dia Internacional da Mulher, nós, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - Sindec POA, não queremos prestar homenagens. Queremos assumir responsabilidade.