Comércio gaúcho cresce 10,4 por cento no primeiro semestre de 2012 aponta Nota do Dieese
Jousi Quevedo

Os dados do emprego (CAGED) e do comércio apontam para um segundo semestre melhor do que o primeiro, com retomada mais forte do crescimento econômico.

Os números do varejo divulgados ontem (dia 16 de agosto), pelo IBGE, mostraram um consumo bastante forte no mês de junho. Embalado pelo consumo das famílias, por meio do crescimento do emprego e expansão dos rendimentos, o comércio gaúcho acumula alta de 10,4% no primeiro semestre de 2012 (crescimento real, já descontada a inflação).

Os excelentes  resultados de junho  foram puxados pelo salto de 14,4% das vendas de veículos e autopeças, reflexo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Vale ainda mencionar, que o setor de hiper e supermercados, segmento de maior peso no varejo,  registra um crescimento ainda maior em 2012, com alta de 15,4% no semestre.

Renda e crédito continuam crescendo

As duas principais determinantes do consumo, renda e crédito, continuam crescendo. Só nos últimos doze meses, o rendimento médio real dos ocupados na Região Metropolitana de Porto Alegre cresceu 4,4%, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE. Ao mesmo tempo o volume de crédito aumentou 18%, alcançando mais da metade do PIB em junho último (50,6%).

Crescimento do emprego

De janeiro a julho a 2012, o comércio gaúcho  abriu 4.719 novos postos de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED). Já nos últimos doze meses, 24.297 novas vagas foram geradas no setor.

Perspectivas

Os dados do emprego (CAGED) e do comércio apontam para um segundo semestre melhor do que o primeiro, com retomada mais forte do crescimento econômico.

Veja o gráfico clicando aqui

Voltar pro topo