
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Os números do varejo divulgados ontem (dia 16 de agosto), pelo IBGE, mostraram um consumo bastante forte no mês de junho. Embalado pelo consumo das famílias, por meio do crescimento do emprego e expansão dos rendimentos, o comércio gaúcho acumula alta de 10,4% no primeiro semestre de 2012 (crescimento real, já descontada a inflação).
Os excelentes resultados de junho foram puxados pelo salto de 14,4% das vendas de veículos e autopeças, reflexo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Vale ainda mencionar, que o setor de hiper e supermercados, segmento de maior peso no varejo, registra um crescimento ainda maior em 2012, com alta de 15,4% no semestre.
Renda e crédito continuam crescendo
As duas principais determinantes do consumo, renda e crédito, continuam crescendo. Só nos últimos doze meses, o rendimento médio real dos ocupados na Região Metropolitana de Porto Alegre cresceu 4,4%, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE. Ao mesmo tempo o volume de crédito aumentou 18%, alcançando mais da metade do PIB em junho último (50,6%).
Crescimento do emprego
De janeiro a julho a 2012, o comércio gaúcho abriu 4.719 novos postos de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED). Já nos últimos doze meses, 24.297 novas vagas foram geradas no setor.
Perspectivas
Os dados do emprego (CAGED) e do comércio apontam para um segundo semestre melhor do que o primeiro, com retomada mais forte do crescimento econômico.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.