Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comerciários na luta em Brasília pelas 40h
por Jousi Quevedo | Trabalhadores estão em Brasília pressionando deputados.
Vários sindicalistas da Força Sindical de diversas regiões do Brasil participaram hoje de ato pela aprovação da agenda trabalhista. Hoje a pressão está sendo feita diretamente no corpo a corpo com os deputados federais. Liderados pelo deputado Paulinho Pereira (PDT), os dirigentes se reuniram em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Também estava presente no ato o vice-presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres.
A reunião com o presidente da Câmara, o Marco Maia, foi muito boa. As centrais estão com grande representação em Brasília", informou o diretor da Força Sindical-RS e tesoureiro do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa. Segundo o sindicalista, Maia se comprometeu a intermediar, junto com as centrais, a aprovação das reivindicações no sentido de buscar uma negociação dos temas que tenham maior consenso, como é o caso das políticas para o desenvolvimento nacional, tal qual o problema da desindustrialização. Centrais e deputados encamparão um debate e diversas ações em conjunto para implementar a redução da jornada com empresários, sindicalistas e trabalhadores.
O Paulinho sugeriu que comecemos com os temas que estão bem adiantados como a regulamentação da terceirização. Assim começamos a exercitar esse diálogo com o setor empresarial e seus representates no Congresso Nacional", esclareceu Barbosa.
A mobilização dos sindicalistas segue amanhã em Brasília. Eles participam durante a manhã de debate na Comissão do Trabalho, na Câmara dos Deputados, sobre a conveção 158 da OIT.
Integram a comitiva gaúcha o vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro; o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; o diretor da Força Sindical-RS e tesoureiro do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa; a presidente do SEC/Guaíba, Ivone Simas; o diretor do SEC/Canoas, Antenor Federizzi; o integrante do conselho fiscal do Sindec-POA, João Pereira; e do Sindec-POA também Frederico Pullmann e Alessandro Medeiros. Os sindicalistas buscam o apoio dos parlamentares para que aprovem a redução da jornada de trabalho para 40 horas e o fim do fator previdenciário, além da destinação de 10% do PIB para Educação, entre outras bandeiras.
BANDEIRAS DE LUTA
redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução salarial;
fim do fato previdenciário;
regularização da terceirização para que sejam garantidos benefícios iguais para todos trabalhadores;
regulamentação das convenções 151 (servidores públicos) e 158 (contra demissão imotivada) da OIT (Organização Internacional do Trabalho);
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.