
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O Banco Central cortou nesta quarta-feira, 30, o juro básico da economia pela sétima vez consecutiva. O tamanho do corte, porém, diminuiu para 0,5 ponto. Com isso, a Selic caiu para 8,5%, o menor nível da história. Em março e abril, os cortes haviam sido de 0,75 ponto. Antes, o menor juro foi de 8,75% entre julho de 2009 e abril de 2010.
A decisão foi unânime. Além de baratear empréstimos, a taxa menor também dispara o gatilho que muda o cálculo da remuneração das novas cadernetas de poupança. A partir de agora, elas passam a pagar rendimento de 70% da Selic. A regra vale para depósitos a partir de 4 de maio.
Ao explicar a decisão, os diretores do BC afirmam que "neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação". Além disso, "dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária".
No comunicado distribuído após o anúncio da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC explicitou o nome dos seis diretores e do presidente Alexandre Tombini como os que apoiaram a redução em 0,5 ponto - nova regra de transparência adotada pelo governo.
O fraco desempenho da economia e a preocupação com o nebuloso cenário externo estão por trás da decisão do BC de continuar com os cortes. Mas o patamar inédito da taxa exige atenção redobrada dos diretores com o efeito acumulado dos cortes desde agosto e, por isso, o Copom decidiu diminuir o ritmo.
Estoques elevados, lenta reação da indústria e início de demissões em algumas empresas são algumas das notícias no Brasil que mostram que a economia deve demorar mais tempo que o imaginado para acelerar. Nesta semana, o mercado passou a apostar pela primeira vez que o País deve crescer menos de 3% neste ano. Enquanto isso, as previsões para a inflação não sinalizam preocupação.
No exterior, a situação é ainda mais preocupante. Com o agravamento da crise na Europa, há possibilidade de que a Grécia deixe a área do Euro. Houve, ainda, divulgação de problemas em algumas instituições financeiras europeias. Além disso, há sinais de que a China deve crescer menos, o que reduziu os preços das commodities, segmento em que o Brasil é grande exportador.
Parcimônia
Diante do quadro, o Copom encontra espaço para seguir com o incentivo ao crédito. A estratégia, porém, passa para uma fase mais delicada e o próprio BC anunciou que isso deve ser feito com "parcimônia". Por isso, a instituição reduziu o ritmo dos cortes. A redução mais comedida é necessária, dizem os diretores do BC, para avaliar o efeito acumulado e defasado dos cortes desde agosto. Ao todo, o BC já reduziu a Selic em 4 pontos nos últimos dez meses.
Além disso, como o juro passa a orbitar em patamar inédito é preciso atenção com as consequências da medida. "O acúmulo das medidas monetárias e fiscais gera efeito na economia e é preciso avaliar o impacto disso. Por isso, o BC decidiu ser mais comedido", diz o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves.
Fonte: Agência Estado
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.