Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
CNI: mesmo com crise, consumidor está mais otimista
por Jousi Quevedo | Em outubro, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) cresceu 0,5% na comparação com setembro, quando o indicador já havia crescido 0,4% em relação a agosto.
Apesar da crise econômica internacional, o otimismo do consumidor brasileiro aumentou pelo segundo mês consecutivo, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira (28). Em outubro, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) cresceu 0,5% na comparação com setembro, quando o indicador já havia crescido 0,4% em relação a agosto.
Desde abril deste ano, o Inec mantém-se relativamente estável e só nesses dois últimos meses registrou uma leve alta. "Apesar da evolução recente, não se pode afirmar que a confiança do consumidor está retomando trajetória de crescimento", pondera o estudo.
A melhora no Inec em outubro, no entanto, não elimina a preocupação do consumidor com a inflação. Nesse componente, o otimismo do brasileiro diante da inflação caiu 1,9% de setembro para outubro. "Esse indicador está 23,3% abaixo do registrado em outubro de 2010, o que mostra uma preocupação muito grande dos brasileiros com a inflação", ressalta o economista da CNI Marcelo Azevedo.
Seis componentes formam o Inec. Desses, três apresentaram melhora em outubro ante setembro: expectativas de desemprego (mais 2,6%), avaliação de situação financeira (2,2% acima) e endividamento (mais 2,6%).
Segundo a confederação, "o comportamento desses três índices demonstra que os consumidores estão confiantes na oferta de vagas no mercado de trabalho e que a maioria deles melhorou ou manteve a mesma situação financeira e reduziu ou permaneceu com o mesmo nível de endividamento".
Quando o quesito é aumento de salários, o brasileiro está menos confiante. Neste mês, as expectativas sobre a renda pessoal recuaram 1,5% na comparação com setembro. O Inec foi realizado de 13 a 17 de outubro com base em pesquisa feita pelo Ibope com 2.002 pessoas em 141 municípios.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.