Central encaminha ao Legislativo Municipal 96 mil assinaturas pelos Postos de Saúde 24h
por Gabriella Oliveira | O Sindec-POA acompanhou a entrega das assinaturas juntamente com demais categorias ligadas à Central.
A tarde desta quarta-feira (20/11) demonstrou o resultado do trabalho de diversos meses realizado pela Força Sindical-RS, período voltado para a coleta de assinaturas no abaixo-assinado pelos Postos de Saúde 24 horas.
O Sindec-POA juntamente com demais categorias ligadas à Central estiveram na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para acompanhar a entrega de 96 mil assinaturas que concordam com a extensão do atendimento para 24 horas nas Unidades Básicas de Saúde.
A entrega ao presidente da Casa, Dr. Thiago Duarte, foi efetivada pelo presidente da Força Sindical-RS, Secretário-geral do Sindec-POA e vereador em Porto Alegre, Clàudio Janta.
Todos os povos tem como bem maior a vida. Não podemos nos furtar de políticas públicas voltadas para a saúde do povo. Cada um dos 96 mil porto-alegrenses hoje corrobora o projeto que já protocolamos nesta casa. Esperamos contar com o apoio de todos os vereadores para levar a diante este anseio que é de toda a cidade" destacou Janta. Ele ainda ressaltou que o projeto é legal e vem para ajudar o povo de Porto Alegre.
Em apoio a Campanha da Força Sindical-RS e ao projeto, dirigentes sindicais e trabalhadores de diversas categorias estiveram presentes no momento. Janta agradeceu a todas as pessoas envolvidas nesse processo - trabalhadores, líderes e conselheiros de bairros do Orçamento Participativo e sindicalistas - que se dedicaram a esse desafio e conquistaram 96 mil assinaturas.
Campanha Postos de Saúde 24h
Desde a primeira semana de janeiro de 1013, a Força Sindical-RS levou às ruas de Porto Alegre a campanha com o objetivo central o atendimento durante 24 horas por dia e também nos finais de semana. Abaixo-assinados em apoio à abertura dos locais estiveram disponibilizados em barracas ambulantes da campanha e em diversas comunidades da capital.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.