Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Centrais Sindicais e Movimentos Sociais se preparam para Greve Geral
por Régis Araújo | É hora de nos mobilizarmos rumo à Greve Geral contra a Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro.
Isso sem falar que temos 18 milhões de desempregados e de pessoas que desistiram de buscar uma oportunidade porque acham que não vão encontrar, segundo o IBGE. Pra piorar, ainda tem a reforma trabalhista, a terceirização sem limites e o fim da política de valorização do salário mínimo que acabam com os direitos e a dignidade do povo.
E o atual governo anunciou que irá tirar mais recursos da educação. Michel Temer já havia conseguido congelar investimentos públicos por 20 anos na saúde, educação e em outras áreas, agora Bolsonaro quer acabar de vez com a educação pública e de qualidade.
Tirem as mãos da nossa aposentadoria
E tudo irá piorar se a reforma da Previdência for aprovada. Teremos aumento do tempo de contribuição de 15 para 20 anos, mudança na idade mínima das mulheres para solicitar o benefício e o fim do abono salarial do PIS/PASEP para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos. E só terá direito à aposentadoria integral de 100% quem completar 40 anos de contribuição.
Também altera drasticamente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) reduzindo o valor de um salário mínimo (que hoje é de R$ 998) para apenas R$ 400- isso para idosos que já vivem numa situação de miséria. Enfim, altera as regras para os trabalhadores rurais, para as pessoas com deficiência e para os que recebem pensão por morte, como idosos pobres.
Por isso, mais do que nunca, é preciso barrar todas estas propostas perversas de Bolsonaro. Temos que fazer a reforma tributária e cobrar devedores, os banqueiros e os ricos e não fazer o povo pobre trabalhador pagar a conta!
Já derrotamos a reforma da Previdência de Temer com a Greve Geral de 2017. Agora, precisamos dar o recado novamente, dia 14 de junho participe das manifestações.
Aviso aos comerciários
No dia 14 de junho o Sindec também estará mobilizado contra a Reforma da Previdência, por isso não abriremos nossa sede. Convidamos toda a categoria comerciária para juntar-se a nós nessa luta.
Agenda no RS
27 de maio
Plenária Estadual do Setor de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul
Horário: 14h
Local: Sede do SindimetrôRS
Endereço: Rua Monsenhor Felipe Diehl, nº 48, Bairro Humaitá, em Porto Alegre/RS
29 de maio
Plenária Estadual Unificada - Rio Grande do Sul
Horário: 14h
Local: Sede do SindBancários
Endereço: Rua General Câmara, 424, Porto Alegre/RS
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.