
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Isso sem falar que temos 18 milhões de desempregados e de pessoas que desistiram de buscar uma oportunidade porque acham que não vão encontrar, segundo o IBGE. Pra piorar, ainda tem a reforma trabalhista, a terceirização sem limites e o fim da política de valorização do salário mínimo que acabam com os direitos e a dignidade do povo.
E o atual governo anunciou que irá tirar mais recursos da educação. Michel Temer já havia conseguido congelar investimentos públicos por 20 anos na saúde, educação e em outras áreas, agora Bolsonaro quer acabar de vez com a educação pública e de qualidade.
E tudo irá piorar se a reforma da Previdência for aprovada. Teremos aumento do tempo de contribuição de 15 para 20 anos, mudança na idade mínima das mulheres para solicitar o benefício e o fim do abono salarial do PIS/PASEP para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos. E só terá direito à aposentadoria integral de 100% quem completar 40 anos de contribuição.
Também altera drasticamente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) reduzindo o valor de um salário mínimo (que hoje é de R$ 998) para apenas R$ 400- isso para idosos que já vivem numa situação de miséria. Enfim, altera as regras para os trabalhadores rurais, para as pessoas com deficiência e para os que recebem pensão por morte, como idosos pobres.
Por isso, mais do que nunca, é preciso barrar todas estas propostas perversas de Bolsonaro. Temos que fazer a reforma tributária e cobrar devedores, os banqueiros e os ricos e não fazer o povo pobre trabalhador pagar a conta!
Já derrotamos a reforma da Previdência de Temer com a Greve Geral de 2017. Agora, precisamos dar o recado novamente, dia 14 de junho participe das manifestações.
No dia 14 de junho o Sindec também estará mobilizado contra a Reforma da Previdência, por isso não abriremos nossa sede. Convidamos toda a categoria comerciária para juntar-se a nós nessa luta.
27 de maio
Plenária Estadual do Setor de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul
29 de maio
Plenária Estadual Unificada - Rio Grande do Sul

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).