Campanha salarial 2012/2013 dos comerciários está nas ruas de Porto Alegre

O crescimento do emprego no comércio também evidencia o quadro positivo.

A campanha salarial 2012/2013 dos comerciários e comerciárias de Porto Alegre já está nas ruas. Outdoors podem ser conferidos na cidade. O mote da divulgação foi pensando e votado pelos comerciários presentes na primeira assembleia geral, realizada em 23 de agosto.

A campanha é inspirada em um rap cujo refrão é “Não quero tchu, não quero tchá, quero aumento real já!”. A chamada do jingle ilustra camisetas, panfletos, outdoor e todos os materiais da campanha salarial 2012/2013.

O Sindec-POA destaca que a mobilização de todos é importante para que haja ganho real e aumentos em termos qualitativos nas condições de trabalho dos comerciários. Várias medidas de Traballho Decente por moradia digna, transporte, saúde, educação e lazer foram levantadas pelos presentes na assembleia.

O diretor e tesoureiro do Sindec-POA, Luís Carlos Barbosa, destaca os dados legais das 154 cláusulas votadas na assembleia geral que definiram pontos para formulação da proposta de reajuste salarial. “Ganho real de 7,65% mais atualização do INPC, que mede o crescimento do comércio. E este ano as vendas e lucros dos segmentos continuam aquecidos”, disse.

Bom momento para ganho real**

A economista do Dieese que assessora o Sindec-POA, Daniela Sandi, participou da assembleia e apresentou um panorama de viabilidade para as negociações de acordos coletivos. O consumo forte medido pelo crescimento da renda (4,4%) e a oferta de crédito (18%) apontam o bom momento para aumentos salariais.

O crescimento do emprego no comércio evidencia o quadro positivo. “No próximo ano estão previstos aumentos do piso regional, que valoriza o trabalhador, e a continuidade da política de salário mínimo nacional”, apontou Daniela.