Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha salarial 2012/2013 dos comerciários está nas ruas de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | O crescimento do emprego no comércio também evidencia o quadro positivo.
A campanha salarial 2012/2013 dos comerciários e comerciárias de Porto Alegre já está nas ruas. Outdoors podem ser conferidos na cidade. O mote da divulgação foi pensando e votado pelos comerciários presentes na primeira assembleia geral, realizada em 23 de agosto.
A campanha é inspirada em um rap cujo refrão é "Não quero tchu, não quero tchá, quero aumento real já!". A chamada do jingle ilustra camisetas, panfletos, outdoor e todos os materiais da campanha salarial 2012/2013.
O Sindec-POA destaca que a mobilização de todos é importante para que haja ganho real e aumentos em termos qualitativos nas condições de trabalho dos comerciários. Várias medidas de Traballho Decente por moradia digna, transporte, saúde, educação e lazer foram levantadas pelos presentes na assembleia.
O diretor e tesoureiro do Sindec-POA, Luís Carlos Barbosa, destaca os dados legais das 154 cláusulas votadas na assembleia geral que definiram pontos para formulação da proposta de reajuste salarial. "Ganho real de 7,65% mais atualização do INPC, que mede o crescimento do comércio. E este ano as vendas e lucros dos segmentos continuam aquecidos", disse.
Bom momento para ganho real
A economista do Dieese que assessora o Sindec-POA, Daniela Sandi, participou da assembleia e apresentou um panorama de viabilidade para as negociações de acordos coletivos. O consumo forte medido pelo crescimento da renda (4,4%) e a oferta de crédito (18%) apontam o bom momento para aumentos salariais.
O crescimento do emprego no comércio evidencia o quadro positivo. "No próximo ano estão previstos aumentos do piso regional, que valoriza o trabalhador, e a continuidade da política de salário mínimo nacional", apontou Daniela.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.