Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Campanha salarial 2012/2013 dos comerciários está nas ruas de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | O crescimento do emprego no comércio também evidencia o quadro positivo.
A campanha salarial 2012/2013 dos comerciários e comerciárias de Porto Alegre já está nas ruas. Outdoors podem ser conferidos na cidade. O mote da divulgação foi pensando e votado pelos comerciários presentes na primeira assembleia geral, realizada em 23 de agosto.
A campanha é inspirada em um rap cujo refrão é "Não quero tchu, não quero tchá, quero aumento real já!". A chamada do jingle ilustra camisetas, panfletos, outdoor e todos os materiais da campanha salarial 2012/2013.
O Sindec-POA destaca que a mobilização de todos é importante para que haja ganho real e aumentos em termos qualitativos nas condições de trabalho dos comerciários. Várias medidas de Traballho Decente por moradia digna, transporte, saúde, educação e lazer foram levantadas pelos presentes na assembleia.
O diretor e tesoureiro do Sindec-POA, Luís Carlos Barbosa, destaca os dados legais das 154 cláusulas votadas na assembleia geral que definiram pontos para formulação da proposta de reajuste salarial. "Ganho real de 7,65% mais atualização do INPC, que mede o crescimento do comércio. E este ano as vendas e lucros dos segmentos continuam aquecidos", disse.
Bom momento para ganho real
A economista do Dieese que assessora o Sindec-POA, Daniela Sandi, participou da assembleia e apresentou um panorama de viabilidade para as negociações de acordos coletivos. O consumo forte medido pelo crescimento da renda (4,4%) e a oferta de crédito (18%) apontam o bom momento para aumentos salariais.
O crescimento do emprego no comércio evidencia o quadro positivo. "No próximo ano estão previstos aumentos do piso regional, que valoriza o trabalhador, e a continuidade da política de salário mínimo nacional", apontou Daniela.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.