Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Atestado psicológico tem validade? Tire suas dúvidas
por Régis Araújo | Em resolução pelo CRP/RS, o atestado psicológico é um documento legítimo e a sua validade não passa pela aceitação da instituição.
Em resolução publicada em 2015 pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, o atestado psicológico é um documento legítimo e a sua validade não passa pela aceitação da instituição, nem tão pouco pode ser submetido a normatizações ou critérios que se interponham ao estabelecido pela lei.
Sendo assim, ainda conforme o CRPRS, o documento tem a finalidade de atestar condições psicológicas para justificar faltas e impedimentos de uma pessoa ou avaliar sua aptidão para atividades específicas.
Deve conter:
Nome completo do solicitante
Finalidade do documento
Informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta (facultado o uso do CID)
Local e data de expedição
Nome completo do (a) psicólogo (a), número do registro no CRP e/ou carimbo
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.