Após redução do diesel, vereador Clàudio Janta entra na Justiça para baixar tarifa de ônibus
Régis Araújo
Vereador claudio janta entra na justiça para baixar tarifa de ônibus

O vereador Clàudio Janta, protocolou ação na Justiça para exigir que a redução do preço do diesel seja repassada aos usuários do transporte público.

Em ação popular, movida contra o Município de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (SEOPA), é solicitada a redução imediata do valor da tarifa.

O valor do combustível, ao lado das despesas com pessoal, é o item de maior peso para o custeio do transporte coletivo e foi uma das principais alegações para o reajuste que levou ao aumento de R$ 4,05 para os atuais R$ 4,30. Entretanto, mesmo com a redução do valor do litro do diesel, afixado em R$ 0,46 através de Medida Provisória editada pelo Governo Federal no último dia 30 de maio, em Porto Alegre nada mudou.

Diante da omissão do poder Executivo, buscamos a Justiça para impedir que os usuários do transporte coletivo continuem sendo roubados e tendo direitos convertidos em lucro para as empresas" manifestou o vereador, após protocolar a ação, que tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública.