Qualificação é a chave para subir na profissão, diz especialista
Jousi Quevedo

Cursos técnicos estão em alta, mas devem ser apenas a porta de entrada. Novas tecnologias e evolução rápida impõem treinamento constante.

O crescimento econômico nos últimos anos aqueceu o mercado de trabalho. As novas tecnologias estão inseridas definitivamente no meio corporativo. Por isso os especialistas cada vez mais falam sobre a necessidade de atualizações e aprimoramento na área de atuação.

O profissional precisa se preparar para desafios constantes, com respostas rápidas aos desafios das organizações. De acordo com o professor universitário de Gestão de Pessoas, Maurício Micheletti, atualmente as tecnologias e os processos empresariais mudam muito rapidamente. Isso significa que acabou o tempo em que o trabalhador tinha a garantia de uma profissão apenas fazendo um curso técnico.

“O que as empresas realmente querem são pessoas que tenham alta capacidade de aprendizado. Com a velocidade das transformações, há cada vez menos espaço para pessoas que têm uma determinada habilidade. O que se busca são pessoas que tenham a capacidade de constantemente desenvolver novas habilidades. Por isso é tão importante que os trabalhadores estejam atualizados. Quanto mais conhecimento se tem, mais fácil fica adquirir novos conhecimentos”, comenta o professor.

Cursos técnicos podem funcionar como uma porta de entrada para as empresas, mas é preciso que o profissional busque outras qualificações para subir de cargo. “Não tem saída: vivemos na sociedade do conhecimento, e essa tendência veio para ficar”, completa Maurício.

O primeiro emprego com carteira assinada de Celso Antunes foi o de lavador de carros. Hoje, depois de curso universitário e MBA, ele atua como coordenador de logística em uma multinacional do ramo químico de Porto Feliz. “Fiz cursos de ajustador mecânico, técnico em contabilidade, técnico em processamento de dados, depois graduação em Administração de Empresas e MBA em Produção e Logística. A empresa reconheceu cada passo. No dia da minha colação de grau da faculdade, fui promovido, o que marcou esse reconhecimento”, conta Celso.

Celso sentiu a necessidade de aprender uma nova língua, já que atua em uma empresa multinacional. Esse investimento lhe rendeu um treinamento na matriz da empresa, que fica na Alemanha.

Fonte: G1

Voltar pro topo