por Jousi Quevedo | O setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos.
A três meses de completar quatro anos de funcionamento, o Procon Porto Alegre ultrapassa 76 mil atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Somente em 2011, o Procon municipal acolheu cerca de 18 mil reclamações dos porto-alegrenses.
No ano passado o setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos. "É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o que computa o maior número de queixas pois nele estão envolvidas centenas de empresas e milhares de mercadorias", destaca o diretor executivo do Procon, Omar Ferri Junior.
Na segunda colocação com 2.276 atendimentos que representam 19,81% do total aparece a área de Assuntos Financeiros que engloba operações com cartão de crédito e empréstimos bancários."Chama a atenção que, ao contrario do setor de Produtos, neste último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um numero muito expressivo de usuários e portanto um grande numero de reclamações", destaca Ferri Júnior.
Em terceiro lugar, a área de Serviços Essenciais que inclui telefonia fixa e celular computou 2.081 atendimentos, que representam 18,12% do total.
Por último aparece o segmento Serviços Privados, que inclui empresas de TV por assinatura e provedores de internet. As reclamações dos porto-alegrenses sobre a prestaçao destes serviços somaram 1.849 ou 16,10% do levantamento total.
Denúncias sobre o não cumprimento dos direitos do consumidor podem ser realizadas pelo telefone 51 3289 1774, pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, no fone 156, ou pelo site do Procon, em www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/ - onde pode ser impresso o formulário de reclamação.
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