por Jousi Quevedo | O setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos.
A três meses de completar quatro anos de funcionamento, o Procon Porto Alegre ultrapassa 76 mil atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Somente em 2011, o Procon municipal acolheu cerca de 18 mil reclamações dos porto-alegrenses.
No ano passado o setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos. "É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o que computa o maior número de queixas pois nele estão envolvidas centenas de empresas e milhares de mercadorias", destaca o diretor executivo do Procon, Omar Ferri Junior.
Na segunda colocação com 2.276 atendimentos que representam 19,81% do total aparece a área de Assuntos Financeiros que engloba operações com cartão de crédito e empréstimos bancários."Chama a atenção que, ao contrario do setor de Produtos, neste último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um numero muito expressivo de usuários e portanto um grande numero de reclamações", destaca Ferri Júnior.
Em terceiro lugar, a área de Serviços Essenciais que inclui telefonia fixa e celular computou 2.081 atendimentos, que representam 18,12% do total.
Por último aparece o segmento Serviços Privados, que inclui empresas de TV por assinatura e provedores de internet. As reclamações dos porto-alegrenses sobre a prestaçao destes serviços somaram 1.849 ou 16,10% do levantamento total.
Denúncias sobre o não cumprimento dos direitos do consumidor podem ser realizadas pelo telefone 51 3289 1774, pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, no fone 156, ou pelo site do Procon, em www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/ - onde pode ser impresso o formulário de reclamação.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.