Notas oficiais do sindicato dos comerciários.

Navegação principal do site

Procon de Porto Alegre acolheu 18 mil reclamações

por |
O setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos.

A três meses de completar quatro anos de funcionamento, o Procon Porto Alegre ultrapassa 76 mil atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Somente em 2011, o Procon municipal acolheu cerca de 18 mil reclamações dos porto-alegrenses.

No ano passado o setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos. "É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o que computa o maior número de queixas pois nele estão envolvidas centenas de empresas e milhares de mercadorias", destaca o diretor executivo do Procon, Omar Ferri Junior.

Na segunda colocação com 2.276 atendimentos que representam 19,81% do total aparece a área de Assuntos Financeiros que engloba operações com cartão de crédito e empréstimos bancários."Chama a atenção que, ao contrario do setor de Produtos, neste último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um numero muito expressivo de usuários e portanto um grande numero de reclamações", destaca Ferri Júnior.

Em terceiro lugar, a área de Serviços Essenciais que inclui telefonia fixa e celular computou 2.081 atendimentos, que representam 18,12% do total.

Por último aparece o segmento Serviços Privados, que inclui empresas de TV por assinatura e provedores de internet. As reclamações dos porto-alegrenses sobre a prestaçao destes serviços somaram 1.849 ou 16,10% do levantamento total.

Denúncias sobre o não cumprimento dos direitos do consumidor podem ser realizadas pelo telefone 51 3289 1774, pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, no fone 156, ou pelo site do Procon, em www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/ - onde pode ser impresso o formulário de reclamação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Imagem: arquivo PMPA

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.