Prefeitura cria ‘vacinômetro’ e Porto Alegre tem até o momento 5.311 pessoas vacinadas contra a covid-19
por Régis Araújo | A Prefeitura de Porto Alegre criou uma espécie de vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a covid-19 na Capital.
Na manhã desta quinta-feira (21), a ferramenta indicava que 5.311 pessoas já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac na cidade.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 apresenta a soma de doses registradas no sistema de informações, público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além do número acumulado de doses administradas. Os dados são atualizados a cada hora a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. Também é possível consultar o quantitativo de doses registradas por estabelecimento de saúde.
Os primeiros registros do vacinômetro indicam que, no dia 18 de janeiro, foram cinco doses administradas; no dia seguinte foram aplicadas 329 doses; e no dia 20, foram 4.977 doses. As 5.311 doses correspondem a 3,2% da meta do público-alvo da Fase 1 da campanha. Do total, 3.307 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 2.003 por idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas ou idosos acamados, e apenas uma dose em indígena, aplicada em Carla Ribeiro, na cerimônia que marcou o início da vacinação no Estado. Ela é da etnia kaingang e reside da Aldeia Fag Nhin, localizada na Lomba do Pinheiro.
Até o momento, os locais com maior número de doses aplicadas foram o Hospital de Clínicas, com 1.148 vacinados, a Unidade de Saúde IAPI, com 867 doses registradas, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, com registro de 531 doses, segundo a atualização das 10h desta quinta-feira (21).
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.