Mais de 2 milhões morrem por ano devido a doenças do trabalho
Ligiane Brondani

Dados da OIT indicam que a cada 15 segundos um trabalhador morre em todo Mundo por acidente de trabalho ou por doença profissional.

Uma triste estatística divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela a insegurança que domina o Mundo do Trabalho.  Os dados foram apresentados pela Previdência Social, no último dia 28, data em que se comemora  o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Dados da entidade internacional apontam que a cada 15 segundos um trabalhador morre por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho O INSS divulgou também dados estatísticos referentes as suas despesas com os acidentes e doenças profissionais no País. A soma, atinge  R$ 16 bilhões em 11 anos.

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Orga¬nização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são cele¬brados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalha¬dores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, têm-se:

• 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho.

• 321 mil pessoas morrem a cada ano como consequência de acidentes no trabalho.

• 160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas com o trabalho.

• 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada ano.

• A cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho.

• A cada 15 segundos, 115 trabalhadores sofrem um acidente laboral.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

O informe do INSS traz algumas evidências quantitativas, perspecti¬vas e análises que ajudam a entender o atual estágio de adoecimen¬to, afastamentos e repercussão financeira dos mesmos para o Estado brasileiro. Ademais aponta nos grandes números os eixos temáticos para fins de formulação de politica pública e aprimoramentos operacio-nais por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pode ser acessado no site previdência.gov.br.

Despesas de 16 bilhões**

No Brasil, o número também tem crescido, segundo aponta os números da Previdência Social, cuja despesa, em benefícios do INSS atinge quase 16 bilhões de reais em benefícios previdenciários e acidentários (Auxílio Doen¬ça e Aposentadoria por Invalidez) no período de 2000 a 2011.

Em se tratando de Auxílio Doença, aproximadamente 90% do que o INSS desembolsa para os segurados e/ou dependentes são para o pagamento dos benefícios da espécie B31 (Previdenciário).

Diário do Litoral